O sistema numérico como agente de sensibilização à hierarquia do sistema tonal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12382 |
Resumo: | O presente trabalho pretende estudar a eficácia do sistema numérico como agente de sensibilização na aprendizagem da hierarquia tonal na disciplina da formação musical. O estudo partirá de uma investigação bibliográfica sobre notação musical, sistemas melódicos e pedagogias que utilizem o sistema numerico. Numa perspectiva fundamentada e comparativa, serão apresentadas as vantagens do sistema numeric, na compreensão da tonalidade quando associado à fonomímica. O projecto experimental junta uma nova concepção de notação musical, relacionando o gesto e a entoação numa abordagem mais envolvente da aprendizagem da altura sonora. |
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O sistema numérico como agente de sensibilização à hierarquia do sistema tonalEnsino da músicaTécnicas musicaisInterpretação musicalEstratégias de aprendizagemTeoria tonalO presente trabalho pretende estudar a eficácia do sistema numérico como agente de sensibilização na aprendizagem da hierarquia tonal na disciplina da formação musical. O estudo partirá de uma investigação bibliográfica sobre notação musical, sistemas melódicos e pedagogias que utilizem o sistema numerico. Numa perspectiva fundamentada e comparativa, serão apresentadas as vantagens do sistema numeric, na compreensão da tonalidade quando associado à fonomímica. O projecto experimental junta uma nova concepção de notação musical, relacionando o gesto e a entoação numa abordagem mais envolvente da aprendizagem da altura sonora.This present paper intends to study the efficiency of the numeric system as an agent of awareness within the learning process of tonal hierarchy inside the Music Education realm. Based on Bibliography concerning musical notation, melodic systems and pedagogies which use the numeric system, a comparative and reasoned study will present several vantages of using this system in order to understand tonality when associated with hand signs. This experimental project shows a new conception of musical notation that relates gesture with intonation making the learning process of tonality broader and engaging.Universidade de Aveiro2014-06-03T15:49:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12382TID:201578808porCastro, Joana Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:34Zoai:ria.ua.pt:10773/12382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:34.937773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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