Alunos do presente, mobiliário do passado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5969 |
Resumo: | Ao longo dos anos as exigências do ensino do design contribuíram para a diferenciação do mobiliário escolar, atribuindo-lhe um caracter específico e distinto das salas tradicionais. Este fato resulta principalmente do tipo de instrumentos de trabalho utilizados pelos alunos, e das atividades realizadas em sala de aula. Contudo, o material utilizado pelos estudantes e os métodos de ensino vem sofrendo alterações significativas ao longo dos anos, mais recentemente por consequência da rápida evolução das tecnologias e substituição dos métodos tradicionais de desenho por métodos auxiliados por computadores; pelo que as necessidades dos alunos de hoje já não são as mesmas dos alunos da década anterior. O mobiliário utilizado actualmente não acompanhou esta mudança, e ainda apresenta características obsoletas e do início do seculo XX, não contemplando o uso das novas ferramentas de ensino, levando as escolas a fornecerem material suplementar para compensar os problemas causados pelas constantes mudanças, e pelas falhas na evolução do mobiliário disponibilizado. Este problema é ainda maior quando se verifica a escassez de material científico relativo ao mobiliário disponibilizado para os alunos das faculdades e escolas onde são leccientifico ionadas as áreas de Design, bem como a ausência de estudos ergonómicos que avaliem as atividades em sala de aula e promovam recomendações para o design de um mobiliário de apoio mais eficiente e adequando a realidade atual. |
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Alunos do presente, mobiliário do passadoAs necessidades dos estudantes de Design face ao desfasamento entre a evolução do mobiliário e a tecnologiaAnálise MorfológicaDesign de Produto ConceitualMétodo de ObservaçãoMetodologia ProdutoMobiliário EscolarDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Gestão IndustrialAo longo dos anos as exigências do ensino do design contribuíram para a diferenciação do mobiliário escolar, atribuindo-lhe um caracter específico e distinto das salas tradicionais. Este fato resulta principalmente do tipo de instrumentos de trabalho utilizados pelos alunos, e das atividades realizadas em sala de aula. Contudo, o material utilizado pelos estudantes e os métodos de ensino vem sofrendo alterações significativas ao longo dos anos, mais recentemente por consequência da rápida evolução das tecnologias e substituição dos métodos tradicionais de desenho por métodos auxiliados por computadores; pelo que as necessidades dos alunos de hoje já não são as mesmas dos alunos da década anterior. O mobiliário utilizado actualmente não acompanhou esta mudança, e ainda apresenta características obsoletas e do início do seculo XX, não contemplando o uso das novas ferramentas de ensino, levando as escolas a fornecerem material suplementar para compensar os problemas causados pelas constantes mudanças, e pelas falhas na evolução do mobiliário disponibilizado. Este problema é ainda maior quando se verifica a escassez de material científico relativo ao mobiliário disponibilizado para os alunos das faculdades e escolas onde são leccientifico ionadas as áreas de Design, bem como a ausência de estudos ergonómicos que avaliem as atividades em sala de aula e promovam recomendações para o design de um mobiliário de apoio mais eficiente e adequando a realidade atual.Over the years the demands of teaching design contributed to the differentiation of school furniture, giving it a specific and distinctive character from the traditional classrooms. This fact is mainly due to the tools used by the students in the activities performed in this kind of classes. However, the material used by the students and the teaching methods have undergone significant changes over the years. A recent example is the replacement of traditional design methods by computer-aided ones as a consequence of the rapid evolution of technology. Therefore the needs of today's students are not the same as in the last decade. Today’s furniture does not show signs of this evolution, thus still features characteristics of the beginning of the twentieth century. This absence of modern adapted furniture forced schools to provide supplementary material to compensate the problems caused by constant changes. This problem is even greater when there is a lack of scientific material concerning the furniture in the classrooms, as well as ergonomic studies that evaluate the activities and promote recommendations for a more efficient and adapted design, specific for support furniture.Filgueiras, Ernesto VilarLavin, Luís Miguel de AraújoMonteiro, João PaivauBibliorumGomes, Andreia Sofia Ferreira2018-08-31T15:58:05Z2014-10-302014-10-72014-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5969TID:201338254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:11Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:48.024934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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