Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Carla
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9051
Resumo: Este estudo deseja contribuir, a partir de uma abordagem sinergética da exclusão social e das relações intergeracionais (RI), para a futura implementação de projetos na área da inclusão e da intergeracionalidade. Pretendeu-se, através da realização de oito focus-grupo, avaliar as necessidades de intervenção ao nível das relações intergeracionais e as atividades mais adequadas para responder às mesmas, do ponto de vista dos técnicos (n=8), dos jovens (18-30 anos; n=17) e dos séniores (≥50 anos; n=18) em situação de fragilidade socioeconómica (beneficiários de apoio social), adotando-se uma perspetiva multi-informante. Os resultados foram analisados segundo oito categorias gerais: “Redes sociais”, “Crenças sobre os jovens”, “Perceções sobre o que os jovens podem transmitir”, “Crenças sobre os séniores”, “Perceções sobre o que os séniores podem transmitir”, “Perceções sobre as RI”, “Atitudes face às atividades intergeracionais” e “Atividades intergeracionais”. Falta de redes e de RI, falta de solidariedade, problemas intrafamiliares, divisão étnica, idadismo face aos jovens e séniores, barreiras às atividades intergeracionais, baseadas na não participação das pessoas, e falta de perspetivas dos técnicos, foram problemas evidenciados na análise dos resultados. As atividades intergeracionais mais sugeridas pelos participantes foram a sensibilização e divulgação dos programas intergeracionais, atividades de interesses em comum, atividades de troca de aprendizagens, atividades práticas e dinâmicas, realizadas em pequenos grupos e com diversidade étnica. Os resultados apontam para a criação de projetos intergeracionais que promovam o capital social e a diminuição do idadismo, que promovam a formação dos técnicos e as competências familiares.
id RCAP_67d6869aa5cf5b98faf34c25afc24301
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informanteRelações intergeracionaisPobrezaExclusão socialCapital socialIdadismoAvaliação das necessidadesPerspetiva multi-informanteIntergenerational relationsPovertySocial exclusionSocial capitalAgeismNeeds assessmentMulti-informant perspectiveEste estudo deseja contribuir, a partir de uma abordagem sinergética da exclusão social e das relações intergeracionais (RI), para a futura implementação de projetos na área da inclusão e da intergeracionalidade. Pretendeu-se, através da realização de oito focus-grupo, avaliar as necessidades de intervenção ao nível das relações intergeracionais e as atividades mais adequadas para responder às mesmas, do ponto de vista dos técnicos (n=8), dos jovens (18-30 anos; n=17) e dos séniores (≥50 anos; n=18) em situação de fragilidade socioeconómica (beneficiários de apoio social), adotando-se uma perspetiva multi-informante. Os resultados foram analisados segundo oito categorias gerais: “Redes sociais”, “Crenças sobre os jovens”, “Perceções sobre o que os jovens podem transmitir”, “Crenças sobre os séniores”, “Perceções sobre o que os séniores podem transmitir”, “Perceções sobre as RI”, “Atitudes face às atividades intergeracionais” e “Atividades intergeracionais”. Falta de redes e de RI, falta de solidariedade, problemas intrafamiliares, divisão étnica, idadismo face aos jovens e séniores, barreiras às atividades intergeracionais, baseadas na não participação das pessoas, e falta de perspetivas dos técnicos, foram problemas evidenciados na análise dos resultados. As atividades intergeracionais mais sugeridas pelos participantes foram a sensibilização e divulgação dos programas intergeracionais, atividades de interesses em comum, atividades de troca de aprendizagens, atividades práticas e dinâmicas, realizadas em pequenos grupos e com diversidade étnica. Os resultados apontam para a criação de projetos intergeracionais que promovam o capital social e a diminuição do idadismo, que promovam a formação dos técnicos e as competências familiares.This study aims to contribute to the future implementation of projects in the area of inclusion and intergenerationality, from a synergistic approach of social exclusion and intergenerational relations. It was intended to assess the need for intervention at the level of intergenerational relationships (IR) and the most suitable activities to meet them, by conducting eight focus group with professionals (n = 8), young (18-30 years, n = 17) and seniors (≥ 50 years, n = 18) with socio-economic fragility (beneficiaries of social assistance), adopting a multi-informant perspective. The results were analyzed according to eight general categories: "Social networks", "Beliefs about the young", "Perceptions about what young people can transmit", "Beliefs about seniors", "Perceptions about what seniors can transmit" "Perceptions about the IR", "Attitudes toward intergenerational activities" and "Intergenerational activities". Lack of networks and IR, ethnic division, lack of solidarity, intra-family problems, ageism towards young and seniors, barriers to intergenerational activities based on nonparticipation of people, and lack of prospects from professionals, were evident problems in the analysis of the results. Intergenerational activities suggested by the participants were: dissemination and sensibilization toward intergenerational programs, common interests’ activities, exchange of learning activities, practical and dynamic activities, conducted in small groups with ethnic diversity. The results support the creation of intergenerational projects for the promotion of social capital and decrease of ageism, and also for the promotion of training for professionals and families. Keywords: Intergenerational relations, poverty and social exclusion, social capital, ageism, needs assessment, multi-informant perspective2015-06-17T11:40:51Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9051TID:201066289porBranco, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:16.409220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
title Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
spellingShingle Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
Branco, Carla
Relações intergeracionais
Pobreza
Exclusão social
Capital social
Idadismo
Avaliação das necessidades
Perspetiva multi-informante
Intergenerational relations
Poverty
Social exclusion
Social capital
Ageism
Needs assessment
Multi-informant perspective
title_short Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
title_full Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
title_fullStr Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
title_full_unstemmed Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
title_sort Relações intergeracionais no combate à exclusão social: avaliação de necessidades numa perspetiva multi-informante
author Branco, Carla
author_facet Branco, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Relações intergeracionais
Pobreza
Exclusão social
Capital social
Idadismo
Avaliação das necessidades
Perspetiva multi-informante
Intergenerational relations
Poverty
Social exclusion
Social capital
Ageism
Needs assessment
Multi-informant perspective
topic Relações intergeracionais
Pobreza
Exclusão social
Capital social
Idadismo
Avaliação das necessidades
Perspetiva multi-informante
Intergenerational relations
Poverty
Social exclusion
Social capital
Ageism
Needs assessment
Multi-informant perspective
description Este estudo deseja contribuir, a partir de uma abordagem sinergética da exclusão social e das relações intergeracionais (RI), para a futura implementação de projetos na área da inclusão e da intergeracionalidade. Pretendeu-se, através da realização de oito focus-grupo, avaliar as necessidades de intervenção ao nível das relações intergeracionais e as atividades mais adequadas para responder às mesmas, do ponto de vista dos técnicos (n=8), dos jovens (18-30 anos; n=17) e dos séniores (≥50 anos; n=18) em situação de fragilidade socioeconómica (beneficiários de apoio social), adotando-se uma perspetiva multi-informante. Os resultados foram analisados segundo oito categorias gerais: “Redes sociais”, “Crenças sobre os jovens”, “Perceções sobre o que os jovens podem transmitir”, “Crenças sobre os séniores”, “Perceções sobre o que os séniores podem transmitir”, “Perceções sobre as RI”, “Atitudes face às atividades intergeracionais” e “Atividades intergeracionais”. Falta de redes e de RI, falta de solidariedade, problemas intrafamiliares, divisão étnica, idadismo face aos jovens e séniores, barreiras às atividades intergeracionais, baseadas na não participação das pessoas, e falta de perspetivas dos técnicos, foram problemas evidenciados na análise dos resultados. As atividades intergeracionais mais sugeridas pelos participantes foram a sensibilização e divulgação dos programas intergeracionais, atividades de interesses em comum, atividades de troca de aprendizagens, atividades práticas e dinâmicas, realizadas em pequenos grupos e com diversidade étnica. Os resultados apontam para a criação de projetos intergeracionais que promovam o capital social e a diminuição do idadismo, que promovam a formação dos técnicos e as competências familiares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2014-06
2015-06-17T11:40:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9051
TID:201066289
url http://hdl.handle.net/10071/9051
identifier_str_mv TID:201066289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134773748170752