Arte e pós-memória – Fragmentos, fantasmas, fantasias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Margarida Calafate
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.523
Resumo: Neste artigo abordo a relação entre arte e pós-memória a partir das heranças coloniais ligadas à ditadura portuguesa, à guerra colonial em África e à descolonização expressas no trabalho de quatro mulheres artistas portuguesas: uma escritora, Isabela Figueiredo, com o Cadernos de Memórias Coloniais(2009), uma cineasta, Filipa César, e a performer Grada Kilomba, com Conakry(2013) e uma artista visual, Ana Vidigal, com Penélope(2000). Na minha leitura estes trabalhos constituem-se cartas ao pai/ pátria. O contexto histórico e o quadro teórico de análise é dado no início do artigo.
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