Arte e pós-memória – Fragmentos, fantasmas, fantasias
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.523 |
Resumo: | Neste artigo abordo a relação entre arte e pós-memória a partir das heranças coloniais ligadas à ditadura portuguesa, à guerra colonial em África e à descolonização expressas no trabalho de quatro mulheres artistas portuguesas: uma escritora, Isabela Figueiredo, com o Cadernos de Memórias Coloniais(2009), uma cineasta, Filipa César, e a performer Grada Kilomba, com Conakry(2013) e uma artista visual, Ana Vidigal, com Penélope(2000). Na minha leitura estes trabalhos constituem-se cartas ao pai/ pátria. O contexto histórico e o quadro teórico de análise é dado no início do artigo. |
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Arte e pós-memória – Fragmentos, fantasmas, fantasiasArt and post-memory – Fragments, ghosts anddreamsArtPost-memoryColonialismPost-colonialismArtePós-memóriaColonialismoPós-colonialismoNeste artigo abordo a relação entre arte e pós-memória a partir das heranças coloniais ligadas à ditadura portuguesa, à guerra colonial em África e à descolonização expressas no trabalho de quatro mulheres artistas portuguesas: uma escritora, Isabela Figueiredo, com o Cadernos de Memórias Coloniais(2009), uma cineasta, Filipa César, e a performer Grada Kilomba, com Conakry(2013) e uma artista visual, Ana Vidigal, com Penélope(2000). Na minha leitura estes trabalhos constituem-se cartas ao pai/ pátria. O contexto histórico e o quadro teórico de análise é dado no início do artigo.In this article, I approach the relationship between art and post-memory based on the colonial legacies linked to the dictatorship regime in Portugal, the colonial wars in Africa, and the decolonization expressed in the work of four Portuguese women artists: Isabela Figueiredo with Cadernos de Memórias Coloniais(2009), Filipa César, Grada Kilomba, with Conakry(2013), and Ana Vidigal with Penélope(2000). In my reading, these works are letters to the father/motherland. The historical context and the theoretical frame are developed in the first part of the article.CEHUM2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.523https://doi.org/10.21814/diacritica.523Diacrítica; Vol. 34 N.º 2 (2020): WOMANART - Mulheres, Artes e Ditadura: Os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa; 4-20Diacrítica; Vol. 34 No. 2 (2020): WOMANART - Women, Arts and Dictatorship: The cases of Portugal, Brazil and Portuguese speaking African countries; 4-202183-91740870-896710.21814/diacritica.34.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4977https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4977/5598Direitos de Autor (c) 2023 Margarida Calafate Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Margarida Calafate2023-07-28T07:47:39Zoai:journals.uminho.pt:article/4977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:37.096171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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