Formação e desenvolvimento profissional docente: perspectivas europeias
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8151 |
Resumo: | A melhoria dos resultados escolares tornou-se uma palavra-chave nos sistemas educativos europeus, sendo encarada como parte da solução para o desenvolvimento económico e social da União Europeia. Fazer depender essa melhoria da qualidade da formação inicial e contínua dos professores revelou-se uma estratégia eficaz para a promoção de reformas urgentes nas políticas educativas dos Estados-membros. O conceito de desenvolvimento profissional contínuo dos professores ganhou uma outra amplitude e a avaliação dos progressos conseguidos com as reformas em curso transportou para a ribalta os conceitos de avaliação das escolas e dos professores. O triângulo desenvolvimento profissional docente/ melhoria dos resultados escolares/ avaliação das escolas e avaliação do desempenho tornou-se uma marca da qualidade de qualquer sistema educativo e tem sido publicitada pelas organizações internacionais e pela UE como sendo imprescindível para a melhoria das instituições educativas e dos processos de ensino-aprendizagem que aí ocorrem. Algumas dessas alterações no quotidiano escolar e suas eventuais implicações são objecto de reflexão no conjunto de textos que integram este livro e que procuramos partilhar com todos quantos se interessam pelas questões da Educação. |
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Formação e desenvolvimento profissional docente: perspectivas europeiasA melhoria dos resultados escolares tornou-se uma palavra-chave nos sistemas educativos europeus, sendo encarada como parte da solução para o desenvolvimento económico e social da União Europeia. Fazer depender essa melhoria da qualidade da formação inicial e contínua dos professores revelou-se uma estratégia eficaz para a promoção de reformas urgentes nas políticas educativas dos Estados-membros. O conceito de desenvolvimento profissional contínuo dos professores ganhou uma outra amplitude e a avaliação dos progressos conseguidos com as reformas em curso transportou para a ribalta os conceitos de avaliação das escolas e dos professores. O triângulo desenvolvimento profissional docente/ melhoria dos resultados escolares/ avaliação das escolas e avaliação do desempenho tornou-se uma marca da qualidade de qualquer sistema educativo e tem sido publicitada pelas organizações internacionais e pela UE como sendo imprescindível para a melhoria das instituições educativas e dos processos de ensino-aprendizagem que aí ocorrem. Algumas dessas alterações no quotidiano escolar e suas eventuais implicações são objecto de reflexão no conjunto de textos que integram este livro e que procuramos partilhar com todos quantos se interessam pelas questões da Educação.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia (FEDER)Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMorgado, José CarlosReis, Maria Isabel20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8151porMORGADO, José Carlos ; REIS, Isabel, org. - "Formação e desenvolvimento profissional docente : perspectivas europeias". Braga : Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2007. ISBN 978-972-8746-54-4.978-972-8746-54-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:28.424388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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