Formação e desenvolvimento profissional docente: perspectivas europeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, José Carlos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Reis, Maria Isabel
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8151
Resumo: A melhoria dos resultados escolares tornou-se uma palavra-chave nos sistemas educativos europeus, sendo encarada como parte da solução para o desenvolvimento económico e social da União Europeia. Fazer depender essa melhoria da qualidade da formação inicial e contínua dos professores revelou-se uma estratégia eficaz para a promoção de reformas urgentes nas políticas educativas dos Estados-membros. O conceito de desenvolvimento profissional contínuo dos professores ganhou uma outra amplitude e a avaliação dos progressos conseguidos com as reformas em curso transportou para a ribalta os conceitos de avaliação das escolas e dos professores. O triângulo desenvolvimento profissional docente/ melhoria dos resultados escolares/ avaliação das escolas e avaliação do desempenho tornou-se uma marca da qualidade de qualquer sistema educativo e tem sido publicitada pelas organizações internacionais e pela UE como sendo imprescindível para a melhoria das instituições educativas e dos processos de ensino-aprendizagem que aí ocorrem. Algumas dessas alterações no quotidiano escolar e suas eventuais implicações são objecto de reflexão no conjunto de textos que integram este livro e que procuramos partilhar com todos quantos se interessam pelas questões da Educação.
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