Estudar em paz: uma proposta de educação para a paz por meio da mediação social
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8500 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo fomentar o diálogo sobre a educação para a paz no contexto escolar, apresentando a experiência do projeto “Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar”, que trabalha com a mediação social em escolas públicas do Distrito Federal. Dividido em duas partes, o texto trata, primeiramente, do desenvolvimento histórico da educação para a paz (EP) e apresenta seus suportes conceituais na perspectiva da Pesquisa para a Paz (PP) adotada pelo projeto “Estudar em Paz”. Em seguida, propõe as seguintes reflexões: a consonância da pedagogia de Paulo Freire com as características e objetivos da educaçao para a paz e a adequação da metodologia da mediação social para realizar a educação para a paz no contexto escolar, seguindo os pressupostos da pedagogia freiriana. Na segunda parte, é apresentado o projeto “Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar”, a experiência na Escola Classe 22 no Gama, uma escola pública do DF, e os resultados da pesquisa realizada na monografia de conclusão de curso em Serviço Social na UnB, intitulada “Mediação Social no Contexto Escolar: o reconhecimento do conflito e o enfrentamento à violência em uma escola classe do DF”. |
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