O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Lúcia Gameiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78268
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_67f50fc64bf768b0849c17c8b8876f43
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás BorbaCompetências musicaisCompetências vocaisRepertório coralTomás BorbaMusical skillsVocal skillsChoirChoral repertoireCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaComo parte integrante do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho levado a cabo no ano letivo de 2019/2020, concretizou-se uma Intervenção Pedagógica Supervisionada, no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto – Coro, com o Grupo de Recrutamento M32. A investigação teve como objetivos a) fazer um levantamento de competências a ser trabalhadas na disciplina de Coro no decorrer do 1º CEB, no 2º e 3º CEB e Secundário (entre os 6 e os 18 anos), b) compreender os critérios de seleção de repertório no Coro e a sua função no desenvolvimento dessas competências e c) a influência de Borba e do seu legado pedagógico e musical. A Intervenção Pedagógica teve como objetivos a) selecionar e analisar o repertório de Tomás Borba do Canto Coral nas Escolas, articulando-o com as competências a desenvolver no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, b) desenvolver musical e vocalmente os alunos, tendo em consideração o seu nível de aprendizagens, através do repertório de Borba e c) aferir a resposta dos alunos à prática do repertório de Tomás Borba e perceber a atualidade da sua música no contexto do Ensino Artístico Especializado. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, que prima pela definição cíclica entre reflexão-prática-reflexão. O Projeto intervencionado na disciplina de Classe de Conjunto – Coro. Foi planificado para ser aplicado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico, com 14 rapazes e 11 meninas com idades entre os 7 e 8 anos e uma turma de 2º Ciclo de Ensino Básico, com 21 meninas e 19 rapazes entre os 10 e os 12 anos. Todos os alunos iniciaram a aprendizagem no Coro com 6 anos de idade. A intervenção inicialmente planificada foi alterada devido à suspensão das atividades letivas, no seguimento do confinamento obrigatório decretado a 13 de março de 2020, como medida de contenção da pandemia da covid-19. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: análise de seis canções de Borba, questionário a docentes do Ensino Artístico Especializado e entrevistas a especialistas na área. Com esta investigação procurou-se perceber de que forma pode o repertório de Tomás Borba contribuir para o desenvolvimento de competências na disciplina de Coro do Ensino Artístico Especializado em Música.As part of the professional internship related to the master’s degree curriculum in Music Teaching of University of Minho, a Supervised Pedagogical Intervention was implemented throughout the school year of 2019/2020. The subject selected for this Project was Classe de Conjunto – Coro (Choir), M32 recruitment group. The investigation had the following purposes: a) conduct a research about the competencies that should be developed in the subject of Choir throughout Elementary, Middle and High School (from 6 to 18 years old), b) understand the choral repertoire selection criteria and its role in developing these skills and c) Tomás Borba’s influence in the present practices and his pedagogical and musical legacy. The pedagogic intervention aimed at: a) select and examine Tomás Borba’s repertoire from Canto Coral nas Escolas, connecting it with the competencies developed in Elementary and Middle School classes, b) develop student’s vocal skills and musicianship through Borba’s repertoire, reflecting on their learning level, and c) assess student’s reaction to the practice of Borba’s repertoire and perceive his music validity in the context of Specialized Artistic Teaching. The methodology employed in the present Pedagogic Intervention was Action research, that features the cyclic procedure of reflection-action-reflection. The plan was designed for Choir, with an Elementary School class made by 14 boys and 11 girls from 7 to 8 years old, and with a Middle School class formed by 21 girls and 19 boys between 10 and 12 years of age. The initial Intervention was modified, due to school activities sustention following the mandatory lockdown dictated on March 13th, 2020, related to covid-19 pandemic. The following data was collected and studied: the analysis of six Borba’s songs, an inquiry to Specialized Artistic Teaching choir teachers and interviews to experts from this subject. This research sought to understand in what ways can Borba’s repertoire contribute to the development of skills in Choir within the Specialized Artistic Music Teaching.Ruiz, Janete Conceição Soares CostaUniversidade do MinhoCarvalho, Ana Lúcia Gameiro2021-08-022021-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78268por202995607info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:48.653923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
title O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
spellingShingle O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
Carvalho, Ana Lúcia Gameiro
Competências musicais
Competências vocais
Repertório coral
Tomás Borba
Musical skills
Vocal skills
Choir
Choral repertoire
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
title_full O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
title_fullStr O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
title_sort O desenvolvimento de competências na disciplina de coro do ensino artístico especializado: o contributo do “Canto Coral” nas Escolas de Tomás Borba
author Carvalho, Ana Lúcia Gameiro
author_facet Carvalho, Ana Lúcia Gameiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Janete Conceição Soares Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Lúcia Gameiro
dc.subject.por.fl_str_mv Competências musicais
Competências vocais
Repertório coral
Tomás Borba
Musical skills
Vocal skills
Choir
Choral repertoire
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências musicais
Competências vocais
Repertório coral
Tomás Borba
Musical skills
Vocal skills
Choir
Choral repertoire
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
2021-08-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78268
url https://hdl.handle.net/1822/78268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202995607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132954349273088