Percepção dos professores de educação física do ensino médio sobre a base nacional comum curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78874 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
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Percepção dos professores de educação física do ensino médio sobre a base nacional comum curricularPerception of high school physical education teachers about the national common curricular baseBase nacional comum curricularCurrículoReforma curricularCurriculumCurriculum reformNational common curricular baseCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sendo o Ensino Médio a última etapa da Educação Básica, conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, direito de todo cidadão brasileiro e dever do Estado e da Família. Tendo como questão de investigação “Qual a percepção dos professores de Educação Física do Ensino Médio do IFRN sobre a BNCC?”, o presente estudo analisa as etapas de elaboração, aprovação e implementação da BNCC, além de analisar a formação de professores a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. A metodologia utilizada nessa investigação foi de base qualitativa, em virtude de a pesquisa ser de caráter descritivo e detalhar aspectos mais profundos e subjetivos do tema em estudo. Quanto ao método, foi definido como estudo de caso. Após coleta de dados a partir de grupo focal, a abordagem qualitativa permitiu analisar a perspectiva dos professores de Educação Física sobre a BNCC. Após organização dos dados obtidos com a realização da etapa do grupo focal, o modelo de análise foi feito por meio da análise de conteúdo. O processo de categorização foi desenvolvido com o reagrupamento dos dados a partir das questões propostas no guião seguido para a condução do grupo focal. Tal análise seguiu o que orienta Bardin (2011) ao propor a classificação de elementos constitutivos de um conjunto, por diferenciação e, seguidamente, por reagrupamento segundo o gênero, com os critérios previamente definidos. O presente estudo apresenta os dados resultantes da discussão, com as opiniões, reflexões, perspectivas e experiências apresentadas pelos participantes na sessão do grupo focal. Sendo exposto a caracterização geral da BNCC, as especificidades da Educação Física e a relação da BNCC com o IFRN. Sinteticamente, os docentes de Educação Física, apesar de sinalizar alguns pontos positivos da BNCC, demonstraram preocupação com o documento, tecendo diversas críticas, dentre elas: a BNCC aumentará a desigualdade social e ocasionará aumento no número de docentes de Educação Física desempregados.The BNCC it’s a normative document that defines the organic and progressive set of essential learning that all students must develop throughout the stages and modalities of Basic Education. Being Secondary Education the last stage of Basic Education, according to the Constitution of the Federative Republic of Brazil, a right to every Brazilian citizen and a duty of the State and the Family. Having as a research question "What is the perception of Physical Education teachers at IFRN High School about the BNCC?", this study analyzes the stages of preparation, approval and implementation of the BNCC, in addition to analyzing the instruction of teachers from approval of the National Common Curricular Base for High School. The methodology used in this investigation was qualitative, since the research is descriptive and details deeper and more subjective aspects of the subject under study. As for the method, it was defined as a case study. After collecting data with a focus group, the qualitative approach allowed us to analyze the perspective of Physical Education teachers about the BNCC. After organizing the data obtained from the focus group stage, the analysis model was made through content analysis. The categorization process was developed with the regrouping of data from the questions proposed in the guide followed for conducting the focus group. This analysis followed what Bardin (2011) guides when proposing the classification of constituent elements of a set, by differentiation and then by regrouping according to gender, with previously defined criteria. This study presents the data resulting from the discussion, with the opinions, reflections, perspectives and experiences presented by the participants of the focus group session. Being expose the general characterization of BNCC, the specifics in Physical Education, and the nexus of BNCC with the IFRN. In summary, the Physical Education teachers, although sinalized some positive points of the BNCC, showed concern with the document, making several criticisms, among them: the BNCC will increase social inequality and cause an increase in the number of unemployed Physical Education teachers.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoSantos, Keyby Glécio Araújo dos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78874por203015088info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:22.047637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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