Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1249
Resumo: O objetivo deste estudo foi comparar as produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos e avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de 3 jardins-de-infância da área de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n = 30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se as letras corretamente fonetizadas em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total do que as crianças silábico-alfabéticas. Por outro lado, os pares de produções escritas com maior alternância grafo-fonética foram mais frequente nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético quando comparadas com as produções das crianças dos outros dois grupos. Os resultados indicam ainda que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador.
id RCAP_68081ae7372d27274b7c01306ad0de16
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computadorConceptualizações sobre a linguagem escrita, Estabilidade gráfica, Pré-escolarO objetivo deste estudo foi comparar as produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos e avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de 3 jardins-de-infância da área de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n = 30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se as letras corretamente fonetizadas em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total do que as crianças silábico-alfabéticas. Por outro lado, os pares de produções escritas com maior alternância grafo-fonética foram mais frequente nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético quando comparadas com as produções das crianças dos outros dois grupos. Os resultados indicam ainda que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador.ISPA - Instituto Universitário2017-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1249https://doi.org/10.14417/ap.1249Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 439-451Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 439-4511646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1249http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1249/pdfAlmeida, TiagoSilva, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:00Zoai:ojs.localhost:article/1249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:16.404925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
title Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
spellingShingle Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
Almeida, Tiago
Conceptualizações sobre a linguagem escrita, Estabilidade gráfica, Pré-escolar
title_short Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
title_full Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
title_fullStr Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
title_full_unstemmed Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
title_sort Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
author Almeida, Tiago
author_facet Almeida, Tiago
Silva, Ana Cristina
author_role author
author2 Silva, Ana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tiago
Silva, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Conceptualizações sobre a linguagem escrita, Estabilidade gráfica, Pré-escolar
topic Conceptualizações sobre a linguagem escrita, Estabilidade gráfica, Pré-escolar
description O objetivo deste estudo foi comparar as produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos e avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de 3 jardins-de-infância da área de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n = 30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se as letras corretamente fonetizadas em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total do que as crianças silábico-alfabéticas. Por outro lado, os pares de produções escritas com maior alternância grafo-fonética foram mais frequente nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético quando comparadas com as produções das crianças dos outros dois grupos. Os resultados indicam ainda que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1249
https://doi.org/10.14417/ap.1249
url https://doi.org/10.14417/ap.1249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1249
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1249/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 439-451
Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 439-451
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591070449664