Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1249 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi comparar as produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos e avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de 3 jardins-de-infância da área de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n = 30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se as letras corretamente fonetizadas em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total do que as crianças silábico-alfabéticas. Por outro lado, os pares de produções escritas com maior alternância grafo-fonética foram mais frequente nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético quando comparadas com as produções das crianças dos outros dois grupos. Os resultados indicam ainda que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador. |
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Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computadorConceptualizações sobre a linguagem escrita, Estabilidade gráfica, Pré-escolarO objetivo deste estudo foi comparar as produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos e avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de 3 jardins-de-infância da área de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n = 30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se as letras corretamente fonetizadas em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total do que as crianças silábico-alfabéticas. Por outro lado, os pares de produções escritas com maior alternância grafo-fonética foram mais frequente nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético quando comparadas com as produções das crianças dos outros dois grupos. Os resultados indicam ainda que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador.ISPA - Instituto Universitário2017-12-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1249https://doi.org/10.14417/ap.1249Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 439-451Análise Psicológica; Vol 35, No 4 (2017); 439-4511646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1249http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1249/pdfAlmeida, TiagoSilva, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:00Zoai:ojs.localhost:article/1249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:16.404925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo deste estudo foi comparar as produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois momentos consecutivos e avaliar em que medida a utilização do computador pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita cursiva. Participaram 90 crianças de 3 jardins-de-infância da área de Lisboa. As crianças eram equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n = 30) definidos em função do nível conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e computador) e compararam-se as letras corretamente fonetizadas em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total do que as crianças silábico-alfabéticas. Por outro lado, os pares de produções escritas com maior alternância grafo-fonética foram mais frequente nos participantes do nível conceptual silábico-alfabético quando comparadas com as produções das crianças dos outros dois grupos. Os resultados indicam ainda que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas infantis é superior quando a escrita é realizada no computador. |
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