Características do enfermeiro supervisor: construções elaboradas pelos estudantes de 1º ciclo em Enfermagem
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/3612 |
Resumo: | Introdução: A supervisão clínica em enfermagem constitui uma realidade no ensino da enfermagem em Portugal. O seu âmago não se restringe à transmissão de conhecimentos práticos. O enfermeiro supervisor deve possuir competências clínicas - técnicas, científicas e relacionais - a par da capacidade de discutir, questionar e fazer reflectir o estudante no desenvolvimento da acção (Ketola, 2009). Em simultâneo, deve possuir competências pessoais facilitadoras de uma relação efectiva com o estudante, como sejam, simpatia, empatia, assertividade, respeito, entre outras. Objectivos: Apreender as representações sociais das características do enfermeiro supervisor clínico, elaboradas por estudantes. Explorar a dimensão estrutural das representações sociais do enfermeiro supervisor clínico, na perspectiva dos estudantes. Identificar o campo das representações sociais de enfermeiro supervisor clínico, na perspectiva dos estudantes. Metodologia: Estudo exploratório, cuja amostra é constituída por 74 estudantes 4º ano, 1º ciclo de Enfermagem. A recolha dos dados foi feita em Fevereiro, através de questionário com questões que visavam a caracterização sócio-demográfica e um estímulo indutor (características do enfermeiro supervisor). Foram cumpridos procedimentos ético-legais, em conformidade com a comissão de ética da Área da Saúde e Bem-Estar da Universidade de Évora. Os dados foram categorizados recorrendo ao Microsoft Office Word e processados nos softwares Evoc e SIMI que forneceram estrutura das representações sociais e força da relação entre elementos. Resultados: A predominância dos respondentes era estudantes do sexo feminino, com idade média de 24,6 anos. As palavras evocadas pelos estudantes foram 359, apurando-se 47 palavras diferentes. As representações sociais de enfermeiro supervisor clínico têm a seguinte estrutura: - o núcleo central, fornece os elementos mais consensuais, é constituído por: acessível, competência, conhecimento, disponível, empatia, experiência, honestidade e imparcialidade; - a segunda periferia, fornece elementos menos consensuais com maior carga individual dos elementos do grupo em estudo, é constituída por: amigo, colaborador, cordial, directo e empenho. A árvore máxima que derivou da análise de similitude comprovou a centralidade dos elementos disponível, conhecimento e empatia. Mostrou, também, que existe uma relação forte entre os elementos disponível e cordial e uma relação moderada entre a maioria dos restantes elementos com centralidade. Conclusão: As representações sociais de enfermeiro supervisor, construídas pelos estudantes, assentam em duas competências básicas: competências de experiência profissional, alimentadas pelo conhecimento, e competências pessoais relacionadas com o carácter do enfermeiro. Assim, os estudantes têm no seu imaginário que o enfermeiro supervisor deve ter experiência e conhecimentos, deve ser acessível, compreensivo, disponível, empático, honesto e imparcial. Pearson (2009) diz que as experiências clínicas são condicionadas pela relação estabelecida entre enfermeiro supervisor e estudante. O enfermeiro supervisor deve ser capaz de questionar a sua prática clínica e estratégias utilizadas no sentido de possibilitar ao estudante compreensão dos ambientes de cuidados (Fernandes, 2007). |
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