Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51176 |
Resumo: | Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas. |
id |
RCAP_681b18f1b73ea63eaad6386e4e17074f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturaisFrom school education into development: fhilosophical and cultural foundationsEducação escolarEducação para o desenvolvimentoFundamentos filosófico-culturaisSchool educationEducation for developmentCultural and philosophical foundationsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.In spite of all the transformations it has gone under, the educational system continues being criticized for its maladjustment to the current holistic conception of man, life and knowledge, the reasons for criticism lying in its overly centering on reason, theoretical and scientific knowledge. This essay suggests that such maladjustment is maintained due to the fact that some of the assumptions of the cultural and philosophical narrative of modernity continue to underlie the current education system. The text further highlights the need for a re-contextualization of this narrative in order to promote a renewed conception of education and of educational action.info:eu-repo/semantics/publishedVersionEditora UNOESCUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51176por0104-43112177-605910.18593/r.v40i2.5891http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/5891/4927info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:47.485243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais From school education into development: fhilosophical and cultural foundations |
title |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais |
spellingShingle |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais Antunes, Maria da Conceição Pinto Educação escolar Educação para o desenvolvimento Fundamentos filosófico-culturais School education Education for development Cultural and philosophical foundations Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais |
title_full |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais |
title_fullStr |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais |
title_full_unstemmed |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais |
title_sort |
Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar Educação para o desenvolvimento Fundamentos filosófico-culturais School education Education for development Cultural and philosophical foundations Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação escolar Educação para o desenvolvimento Fundamentos filosófico-culturais School education Education for development Cultural and philosophical foundations Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51176 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0104-4311 2177-6059 10.18593/r.v40i2.5891 http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/5891/4927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNOESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNOESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132184893718528 |