WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo analisar os processos cognitivos que estão em operação nos comentários publicados no Twitter no dia do lançamento dos episódios Filmed Before a Live Studio Audience e Don't Touch That Dial de estreia da série WandaVision (Disney +, 2022). Para a discussão desta questão, analisamos sob a ótica dos estudos de Feuerstein et al. (2014), sobre a modificabilidade cognitiva estrutural, os conteúdos compartilhados por oito perfis gerenciados pelo fandom brasileiro dedicado ao universo da trama. Os estudos realizados a partir do final da década de 1990 no âmbito da ficção seriada televisiva estadunidense ressaltam o processo de complexificação das tramas (Mittell, 2015; Jost, 2016). Neste contexto, Johnson (2005) afirma que a cultura popular contemporânea exige maior esforço cognitivo do público. A proposta teórica do autor apresenta um diálogo direto com o conceito modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) de Feuerstein et al. (2014). Conclui-se que além de reforçarem e aprofundarem os pontos de amplo universo ficcional da Marvel, os fãs brasileiros estabelecem correlações entre as telenovelas e a série, ressignificando a trama. (This paper intends to analyze the cognitive processes operating on comments published on Twitter on the day WandaVision’s (Disney+, 2021–) two episodes (“Filmed Before a Live Studio Audience” and “Don't Touch That Dial”) were released. To discuss this issue, we used Feuerstein et al.’s (2010) studies about SCM as a lens to analyze content shared by eight Brazilian fan accounts dedicated to the WandaVisionuniverse. Studies conducted since the late 1990s in the scope of televised serialized fiction highlightthe process of plot complexification(Mittell, 2015; Jost, 2016). Working from this context, Johnson (2012) argues that popular culture requires greater cognitive effort from the audience. Johnson’s (2012) theoretical approach presents direct dialogue with Feuerstein et al.’s (2014) concept of structural cognitive modifiability (SCM). It is concluded that in addition to reinforcing and deepening the points of the broad fictional universe of Marvel, Brazilian fans establish correlations between the telenovelas and the series, giving new meaning to the plot.) |
id |
RCAP_681b3bc57ce4374c8015a26895c6db2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/28861 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no TwitterEste artigo tem o objetivo analisar os processos cognitivos que estão em operação nos comentários publicados no Twitter no dia do lançamento dos episódios Filmed Before a Live Studio Audience e Don't Touch That Dial de estreia da série WandaVision (Disney +, 2022). Para a discussão desta questão, analisamos sob a ótica dos estudos de Feuerstein et al. (2014), sobre a modificabilidade cognitiva estrutural, os conteúdos compartilhados por oito perfis gerenciados pelo fandom brasileiro dedicado ao universo da trama. Os estudos realizados a partir do final da década de 1990 no âmbito da ficção seriada televisiva estadunidense ressaltam o processo de complexificação das tramas (Mittell, 2015; Jost, 2016). Neste contexto, Johnson (2005) afirma que a cultura popular contemporânea exige maior esforço cognitivo do público. A proposta teórica do autor apresenta um diálogo direto com o conceito modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) de Feuerstein et al. (2014). Conclui-se que além de reforçarem e aprofundarem os pontos de amplo universo ficcional da Marvel, os fãs brasileiros estabelecem correlações entre as telenovelas e a série, ressignificando a trama. (This paper intends to analyze the cognitive processes operating on comments published on Twitter on the day WandaVision’s (Disney+, 2021–) two episodes (“Filmed Before a Live Studio Audience” and “Don't Touch That Dial”) were released. To discuss this issue, we used Feuerstein et al.’s (2010) studies about SCM as a lens to analyze content shared by eight Brazilian fan accounts dedicated to the WandaVisionuniverse. Studies conducted since the late 1990s in the scope of televised serialized fiction highlightthe process of plot complexification(Mittell, 2015; Jost, 2016). Working from this context, Johnson (2012) argues that popular culture requires greater cognitive effort from the audience. Johnson’s (2012) theoretical approach presents direct dialogue with Feuerstein et al.’s (2014) concept of structural cognitive modifiability (SCM). It is concluded that in addition to reinforcing and deepening the points of the broad fictional universe of Marvel, Brazilian fans establish correlations between the telenovelas and the series, giving new meaning to the plot.)DigiMedia | University of Aveiro2022-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861oai:proa.ua.pt:article/28861Journal of Digital Media & Interaction; Vol 5 No 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 24-37Journal of Digital Media & Interaction; vol. 5 n.º 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 24-372184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28861https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28861/20836Copyright (c) 2022 Daiana Sigiliano, Gabriela Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSigiliano, DaianaBorges, Gabriela2022-09-08T22:15:41Zoai:proa.ua.pt:article/28861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:12.064682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
title |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
spellingShingle |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter Sigiliano, Daiana |
title_short |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
title_full |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
title_fullStr |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
title_full_unstemmed |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
title_sort |
WandaVison e os Processos Cognitivos na Produção Crítica e Criativa do Fandom Brasileiro no Twitter |
author |
Sigiliano, Daiana |
author_facet |
Sigiliano, Daiana Borges, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Gabriela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sigiliano, Daiana Borges, Gabriela |
description |
Este artigo tem o objetivo analisar os processos cognitivos que estão em operação nos comentários publicados no Twitter no dia do lançamento dos episódios Filmed Before a Live Studio Audience e Don't Touch That Dial de estreia da série WandaVision (Disney +, 2022). Para a discussão desta questão, analisamos sob a ótica dos estudos de Feuerstein et al. (2014), sobre a modificabilidade cognitiva estrutural, os conteúdos compartilhados por oito perfis gerenciados pelo fandom brasileiro dedicado ao universo da trama. Os estudos realizados a partir do final da década de 1990 no âmbito da ficção seriada televisiva estadunidense ressaltam o processo de complexificação das tramas (Mittell, 2015; Jost, 2016). Neste contexto, Johnson (2005) afirma que a cultura popular contemporânea exige maior esforço cognitivo do público. A proposta teórica do autor apresenta um diálogo direto com o conceito modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) de Feuerstein et al. (2014). Conclui-se que além de reforçarem e aprofundarem os pontos de amplo universo ficcional da Marvel, os fãs brasileiros estabelecem correlações entre as telenovelas e a série, ressignificando a trama. (This paper intends to analyze the cognitive processes operating on comments published on Twitter on the day WandaVision’s (Disney+, 2021–) two episodes (“Filmed Before a Live Studio Audience” and “Don't Touch That Dial”) were released. To discuss this issue, we used Feuerstein et al.’s (2010) studies about SCM as a lens to analyze content shared by eight Brazilian fan accounts dedicated to the WandaVisionuniverse. Studies conducted since the late 1990s in the scope of televised serialized fiction highlightthe process of plot complexification(Mittell, 2015; Jost, 2016). Working from this context, Johnson (2012) argues that popular culture requires greater cognitive effort from the audience. Johnson’s (2012) theoretical approach presents direct dialogue with Feuerstein et al.’s (2014) concept of structural cognitive modifiability (SCM). It is concluded that in addition to reinforcing and deepening the points of the broad fictional universe of Marvel, Brazilian fans establish correlations between the telenovelas and the series, giving new meaning to the plot.) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861 oai:proa.ua.pt:article/28861 |
url |
https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/28861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28861 https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i12.28861 https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28861/20836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Daiana Sigiliano, Gabriela Borges http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Daiana Sigiliano, Gabriela Borges http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DigiMedia | University of Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Digital Media & Interaction; Vol 5 No 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 24-37 Journal of Digital Media & Interaction; vol. 5 n.º 12 (2022): Emotion and Cognition in Engagement; 24-37 2184-3120 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130138428833792 |