Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Ana Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36897
Resumo: O relatório final foi elaborado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB) e encontra-se organizado em três capítulos: a Introdução, Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução é pretendido evidenciar aspetos que destacam a importância fulcral para a Professora Estagiária (PE) na sua formação como futura professora. São também apresentados os contextos de estágio, tanto no 1.º CEB, como no 2.º CEB. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que modo o uso das applets da Plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos influenciaram a compreensão dos alunos sobre conceito de números racionais não negativos, numa turma do 3.º ano de escolaridade? Para a realização do estudo foi implementada uma experiência de ensino, com recurso a artefactos concretos nomeadamente, “Reta das Frações” e “Cartolinas” e artefactos digitais, nomeadamente as applets da Plataforma do Hypatiamat – Representar Por Frações e Quero Resolver Questões de…, de forma a melhorar a compreensão dos alunos sobre os números racionais não negativos. Assim, a experiência de ensino seguiu os princípios de um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design investigação-ação. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos da professora estagiária, das produções escritas dos alunos, de registos fotográficos ao longo das sessões e de registo dos procedimentos dos alunos nas applets e do áudio dos seus diálogos através de screen recording, recorrendo ao software FlashBack Express Recorder. Os resultados desta experiência de ensino evidenciam que os artefactos utilizados estimularam a autonomia e a motivação dos alunos e promoveram melhorias ao nível da compreensão no conceito de números racionais não negativos. Por fim, a Componente Reflexiva é constituída por três reflexões, uma relativa ao estágio realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e de Ciências Naturais.
id RCAP_681f8a979956b325583357c045089543
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativosArtefactos Concretos e DigitaisConceito de FraçãoComparação de FraçõesFormação de ProfessoresEnsino Básico 1º CicloO relatório final foi elaborado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB) e encontra-se organizado em três capítulos: a Introdução, Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução é pretendido evidenciar aspetos que destacam a importância fulcral para a Professora Estagiária (PE) na sua formação como futura professora. São também apresentados os contextos de estágio, tanto no 1.º CEB, como no 2.º CEB. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que modo o uso das applets da Plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos influenciaram a compreensão dos alunos sobre conceito de números racionais não negativos, numa turma do 3.º ano de escolaridade? Para a realização do estudo foi implementada uma experiência de ensino, com recurso a artefactos concretos nomeadamente, “Reta das Frações” e “Cartolinas” e artefactos digitais, nomeadamente as applets da Plataforma do Hypatiamat – Representar Por Frações e Quero Resolver Questões de…, de forma a melhorar a compreensão dos alunos sobre os números racionais não negativos. Assim, a experiência de ensino seguiu os princípios de um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design investigação-ação. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos da professora estagiária, das produções escritas dos alunos, de registos fotográficos ao longo das sessões e de registo dos procedimentos dos alunos nas applets e do áudio dos seus diálogos através de screen recording, recorrendo ao software FlashBack Express Recorder. Os resultados desta experiência de ensino evidenciam que os artefactos utilizados estimularam a autonomia e a motivação dos alunos e promoveram melhorias ao nível da compreensão no conceito de números racionais não negativos. Por fim, a Componente Reflexiva é constituída por três reflexões, uma relativa ao estágio realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e de Ciências Naturais.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumSerra, Ana Sofia Ferreira2021-06-28T07:48:34Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36897202734960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:09.975213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
title Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
spellingShingle Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
Serra, Ana Sofia Ferreira
Artefactos Concretos e Digitais
Conceito de Fração
Comparação de Frações
Formação de Professores
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
title_full Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
title_fullStr Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
title_full_unstemmed Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
title_sort Uso da plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos na compreensão dos números racionais não negativos
author Serra, Ana Sofia Ferreira
author_facet Serra, Ana Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Ana Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Artefactos Concretos e Digitais
Conceito de Fração
Comparação de Frações
Formação de Professores
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Artefactos Concretos e Digitais
Conceito de Fração
Comparação de Frações
Formação de Professores
Ensino Básico 1º Ciclo
description O relatório final foi elaborado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.ºCEB) e encontra-se organizado em três capítulos: a Introdução, Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Introdução é pretendido evidenciar aspetos que destacam a importância fulcral para a Professora Estagiária (PE) na sua formação como futura professora. São também apresentados os contextos de estágio, tanto no 1.º CEB, como no 2.º CEB. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 3.º ano de escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que modo o uso das applets da Plataforma Hypatiamat e de artefactos concretos influenciaram a compreensão dos alunos sobre conceito de números racionais não negativos, numa turma do 3.º ano de escolaridade? Para a realização do estudo foi implementada uma experiência de ensino, com recurso a artefactos concretos nomeadamente, “Reta das Frações” e “Cartolinas” e artefactos digitais, nomeadamente as applets da Plataforma do Hypatiamat – Representar Por Frações e Quero Resolver Questões de…, de forma a melhorar a compreensão dos alunos sobre os números racionais não negativos. Assim, a experiência de ensino seguiu os princípios de um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com um design investigação-ação. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos da professora estagiária, das produções escritas dos alunos, de registos fotográficos ao longo das sessões e de registo dos procedimentos dos alunos nas applets e do áudio dos seus diálogos através de screen recording, recorrendo ao software FlashBack Express Recorder. Os resultados desta experiência de ensino evidenciam que os artefactos utilizados estimularam a autonomia e a motivação dos alunos e promoveram melhorias ao nível da compreensão no conceito de números racionais não negativos. Por fim, a Componente Reflexiva é constituída por três reflexões, uma relativa ao estágio realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e de Ciências Naturais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28T07:48:34Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36897
202734960
url http://hdl.handle.net/10400.26/36897
identifier_str_mv 202734960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034654412800