A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Claudio Cleverson de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Morgado, Leonel, Schlemmer, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10223
Resumo: Os espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.
id RCAP_6823887bb3b2b4e52bc526bc36387cd7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventivaTeacher awareness in the pedagogical orchestration of mobile learning activities: an inventive mobile gamified practiceAprendizagem em movimentoGamificaçãoInventividadeOrquestração pedagógicaConsciênciaMobile learningGamificationInventivityPedagogical orchestrationAwarenessODS::04:Educação de QualidadeOs espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.Contemporary spaces constantly challenge the educational area to reinvent epistemologies and practices that promote emancipatory and citizen learning. In this reconfiguration, the mobile learning presents pedagogical potential in physical and soft skills development aspects, but presents challenges in the monitoring of this process in wide geographical spaces out of the teacher's visual reach. The gamified mobile inventive pedagogical practice MOBinvent, presented here through a case study, aims to understand how relevant aspects of mobile learning activities promote teacher awareness during the process. Evidence elements from the units of analysis constitute chains of evidence regarding the propositions and clarify which aspects contribute to teacher's awareness of monitored activities, in contrast with what occurs in activities carried out by unsupervised students. This clarification may guide future development of technological instruments to support the closure of this divide, contributing to greater teacher awareness regarding activities carried out by unsupervised students, providing greater freedom and assertiveness in pedagogical orchestration.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Repositório AbertoLima, Claudio Cleverson deMorgado, LeonelSchlemmer, Eliane2020-12-02T14:49:05Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10223porLima C., Morgado L., Schlemmer E. (2020). A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva. APEduC Revista/APEduC Journal, 1(2), 30-512184-7436info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:51.461260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
Teacher awareness in the pedagogical orchestration of mobile learning activities: an inventive mobile gamified practice
title A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
spellingShingle A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
Lima, Claudio Cleverson de
Aprendizagem em movimento
Gamificação
Inventividade
Orquestração pedagógica
Consciência
Mobile learning
Gamification
Inventivity
Pedagogical orchestration
Awareness
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
title_full A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
title_fullStr A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
title_full_unstemmed A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
title_sort A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva
author Lima, Claudio Cleverson de
author_facet Lima, Claudio Cleverson de
Morgado, Leonel
Schlemmer, Eliane
author_role author
author2 Morgado, Leonel
Schlemmer, Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Claudio Cleverson de
Morgado, Leonel
Schlemmer, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem em movimento
Gamificação
Inventividade
Orquestração pedagógica
Consciência
Mobile learning
Gamification
Inventivity
Pedagogical orchestration
Awareness
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Aprendizagem em movimento
Gamificação
Inventividade
Orquestração pedagógica
Consciência
Mobile learning
Gamification
Inventivity
Pedagogical orchestration
Awareness
ODS::04:Educação de Qualidade
description Os espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02T14:49:05Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10223
url http://hdl.handle.net/10400.2/10223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima C., Morgado L., Schlemmer E. (2020). A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventiva. APEduC Revista/APEduC Journal, 1(2), 30-51
2184-7436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135084899467264