Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Ivo Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7152
Resumo: Dissertação de natureza científica para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes
id RCAP_6824a2b352af08127b3673a143e3c3f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidadeProblema strolling dial-a-rideProblema dial-a-rideStrolling dial-a-ride problemaDial-a-ride problemDissertação de natureza científica para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e TransportesAs cidades de tamanho pequeno/médio de hoje em dia, necessitam de apresentar soluções aos seus cidadãos, tendo em conta a procura dos mesmos e das suas necessidades. Em termos de transporte público, esta procura pode ser satisfeita com um novo tipo de serviço, baseado no problema apresentado neste documento: o Problema Strolling Dial-a-Ride. Este problema é uma variante do Problema Dial-a-Ride, onde é esperado que os passageiros deste serviço caminhem entre o ponto de origem e o ponto de levantamento e, depois de serem entregues no ponto de entrega, se dirijam entre esse ponto e o ponto de destino. Neste documento, o Problema Strolling Dial-a-Ride é definido, tendo em base o Problema Dial-a-Ride e as várias variáveis, tais como as janelas temporais e a distância máxima que os passageiros estão dispostos para caminhar. Esta nova definição permite estudar um novo método de transportar passageiros, através de um simulador computacional com o propósito de aplicar o novo problema e o algoritmo responsável por encontrar soluções de entrada de passageiros no sistema. Alguns resultados são apresentados neste documento e são posteriormente discutidos, de forma a poder ser feita uma comparação com o problema clássico e o problema definido neste estudo.Abstract: Small/medium size cities of today, need to present solutions to their citizens, taking into account the demand and their needs. In terms of public transportation, this demand can be satisfied by a new type of service, based on the presented problem of this document: the Strolling Dial-a-Ride Problem. This problem is a variant of the Dial-a-Ride Problem, in which is expected that the passengers walk to get picked up and to reach their destination point, after they are delivered. In this document, the Strolling Dial-a-Ride Problem is defined, taking into account the Dial-a-Ride Problem and the innumerous variables, such as time-windows and the maximum distance that the passenger is willing to walk. This new definition allows the study of a new method of transporting passengers, through a computerized simulator with the purpose of applying this new problem and the algorithm that is responsible to find entry solutions of passengers into the system. Some results are presented in this document and are also discussed, in order to compare the results of the classical problem and the new one that is defined in this study. In this document, the Strolling Dial-a-Ride problem is explained and results from a computer simulation, of the problem, are presented and discussed.Instituto Superior de Engenharia de LisboaAcebo, Esteve delMartins, Paulo José de MatosRCIPLBernardo, Ivo Rosa2017-06-05T16:49:37Z2017-01-042017-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7152TID:201703858porBERNARDO, Ivo Rosa - Strolling dial.a-ride problem: definição e aplicabilidade. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:09.658964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
title Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
spellingShingle Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
Bernardo, Ivo Rosa
Problema strolling dial-a-ride
Problema dial-a-ride
Strolling dial-a-ride problema
Dial-a-ride problem
title_short Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
title_full Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
title_fullStr Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
title_full_unstemmed Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
title_sort Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
author Bernardo, Ivo Rosa
author_facet Bernardo, Ivo Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Acebo, Esteve del
Martins, Paulo José de Matos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Ivo Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Problema strolling dial-a-ride
Problema dial-a-ride
Strolling dial-a-ride problema
Dial-a-ride problem
topic Problema strolling dial-a-ride
Problema dial-a-ride
Strolling dial-a-ride problema
Dial-a-ride problem
description Dissertação de natureza científica para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-05T16:49:37Z
2017-01-04
2017-01-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7152
TID:201703858
url http://hdl.handle.net/10400.21/7152
identifier_str_mv TID:201703858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BERNARDO, Ivo Rosa - Strolling dial.a-ride problem: definição e aplicabilidade. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133421114490880