Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7152 |
Resumo: | Dissertação de natureza científica para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
id |
RCAP_6824a2b352af08127b3673a143e3c3f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidadeProblema strolling dial-a-rideProblema dial-a-rideStrolling dial-a-ride problemaDial-a-ride problemDissertação de natureza científica para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e TransportesAs cidades de tamanho pequeno/médio de hoje em dia, necessitam de apresentar soluções aos seus cidadãos, tendo em conta a procura dos mesmos e das suas necessidades. Em termos de transporte público, esta procura pode ser satisfeita com um novo tipo de serviço, baseado no problema apresentado neste documento: o Problema Strolling Dial-a-Ride. Este problema é uma variante do Problema Dial-a-Ride, onde é esperado que os passageiros deste serviço caminhem entre o ponto de origem e o ponto de levantamento e, depois de serem entregues no ponto de entrega, se dirijam entre esse ponto e o ponto de destino. Neste documento, o Problema Strolling Dial-a-Ride é definido, tendo em base o Problema Dial-a-Ride e as várias variáveis, tais como as janelas temporais e a distância máxima que os passageiros estão dispostos para caminhar. Esta nova definição permite estudar um novo método de transportar passageiros, através de um simulador computacional com o propósito de aplicar o novo problema e o algoritmo responsável por encontrar soluções de entrada de passageiros no sistema. Alguns resultados são apresentados neste documento e são posteriormente discutidos, de forma a poder ser feita uma comparação com o problema clássico e o problema definido neste estudo.Abstract: Small/medium size cities of today, need to present solutions to their citizens, taking into account the demand and their needs. In terms of public transportation, this demand can be satisfied by a new type of service, based on the presented problem of this document: the Strolling Dial-a-Ride Problem. This problem is a variant of the Dial-a-Ride Problem, in which is expected that the passengers walk to get picked up and to reach their destination point, after they are delivered. In this document, the Strolling Dial-a-Ride Problem is defined, taking into account the Dial-a-Ride Problem and the innumerous variables, such as time-windows and the maximum distance that the passenger is willing to walk. This new definition allows the study of a new method of transporting passengers, through a computerized simulator with the purpose of applying this new problem and the algorithm that is responsible to find entry solutions of passengers into the system. Some results are presented in this document and are also discussed, in order to compare the results of the classical problem and the new one that is defined in this study. In this document, the Strolling Dial-a-Ride problem is explained and results from a computer simulation, of the problem, are presented and discussed.Instituto Superior de Engenharia de LisboaAcebo, Esteve delMartins, Paulo José de MatosRCIPLBernardo, Ivo Rosa2017-06-05T16:49:37Z2017-01-042017-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7152TID:201703858porBERNARDO, Ivo Rosa - Strolling dial.a-ride problem: definição e aplicabilidade. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:09.658964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
title |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
spellingShingle |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade Bernardo, Ivo Rosa Problema strolling dial-a-ride Problema dial-a-ride Strolling dial-a-ride problema Dial-a-ride problem |
title_short |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
title_full |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
title_fullStr |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
title_full_unstemmed |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
title_sort |
Strolling dial-a-ride problem: definição e aplicabilidade |
author |
Bernardo, Ivo Rosa |
author_facet |
Bernardo, Ivo Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Acebo, Esteve del Martins, Paulo José de Matos RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo, Ivo Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problema strolling dial-a-ride Problema dial-a-ride Strolling dial-a-ride problema Dial-a-ride problem |
topic |
Problema strolling dial-a-ride Problema dial-a-ride Strolling dial-a-ride problema Dial-a-ride problem |
description |
Dissertação de natureza científica para obtenção do grau mestre em Engenharia Civil, na área de especialização de Vias de Comunicação e Transportes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-05T16:49:37Z 2017-01-04 2017-01-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7152 TID:201703858 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7152 |
identifier_str_mv |
TID:201703858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BERNARDO, Ivo Rosa - Strolling dial.a-ride problem: definição e aplicabilidade. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133421114490880 |