Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9286 |
Resumo: | O artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento. |
id |
RCAP_683665e22cd24705a431ae6a3b0e8fc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9286 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentaisEstratégias cognitivo-comportamentaisAbordagem comportamentalModificação de comportamentoDificuldades escolaresProblemas comportamentaisTerapia cognitivo-comportamentalCrianças e adolescentesIntervenção psicológicaDesenvolvimentoSaúde e bem-estarODS::03:Saúde de QualidadeO artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da EducaçãoRepositório AbertoPires, CarlosRamos, Natália2020-02-14T11:04:24Z19841984-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9286porPires, Carlos; Ramos, Natália - Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais. "Revista Portuguesa de Pedagogia" [Em linha]. A XVIII (1984), p. 195-214info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:08.481737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
title |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
spellingShingle |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais Pires, Carlos Estratégias cognitivo-comportamentais Abordagem comportamental Modificação de comportamento Dificuldades escolares Problemas comportamentais Terapia cognitivo-comportamental Crianças e adolescentes Intervenção psicológica Desenvolvimento Saúde e bem-estar ODS::03:Saúde de Qualidade |
title_short |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
title_full |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
title_fullStr |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
title_full_unstemmed |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
title_sort |
Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais |
author |
Pires, Carlos |
author_facet |
Pires, Carlos Ramos, Natália |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Natália |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Carlos Ramos, Natália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias cognitivo-comportamentais Abordagem comportamental Modificação de comportamento Dificuldades escolares Problemas comportamentais Terapia cognitivo-comportamental Crianças e adolescentes Intervenção psicológica Desenvolvimento Saúde e bem-estar ODS::03:Saúde de Qualidade |
topic |
Estratégias cognitivo-comportamentais Abordagem comportamental Modificação de comportamento Dificuldades escolares Problemas comportamentais Terapia cognitivo-comportamental Crianças e adolescentes Intervenção psicológica Desenvolvimento Saúde e bem-estar ODS::03:Saúde de Qualidade |
description |
O artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento. |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984 1984-01-01T00:00:00Z 2020-02-14T11:04:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9286 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Carlos; Ramos, Natália - Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais. "Revista Portuguesa de Pedagogia" [Em linha]. A XVIII (1984), p. 195-214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135074560507904 |