Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carlos
Data de Publicação: 1984
Outros Autores: Ramos, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9286
Resumo: O artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.
id RCAP_683665e22cd24705a431ae6a3b0e8fc5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentaisEstratégias cognitivo-comportamentaisAbordagem comportamentalModificação de comportamentoDificuldades escolaresProblemas comportamentaisTerapia cognitivo-comportamentalCrianças e adolescentesIntervenção psicológicaDesenvolvimentoSaúde e bem-estarODS::03:Saúde de QualidadeO artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da EducaçãoRepositório AbertoPires, CarlosRamos, Natália2020-02-14T11:04:24Z19841984-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9286porPires, Carlos; Ramos, Natália - Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais. "Revista Portuguesa de Pedagogia" [Em linha]. A XVIII (1984), p. 195-214info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:08.481737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
title Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
spellingShingle Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
Pires, Carlos
Estratégias cognitivo-comportamentais
Abordagem comportamental
Modificação de comportamento
Dificuldades escolares
Problemas comportamentais
Terapia cognitivo-comportamental
Crianças e adolescentes
Intervenção psicológica
Desenvolvimento
Saúde e bem-estar
ODS::03:Saúde de Qualidade
title_short Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
title_full Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
title_fullStr Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
title_full_unstemmed Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
title_sort Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais
author Pires, Carlos
author_facet Pires, Carlos
Ramos, Natália
author_role author
author2 Ramos, Natália
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Carlos
Ramos, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias cognitivo-comportamentais
Abordagem comportamental
Modificação de comportamento
Dificuldades escolares
Problemas comportamentais
Terapia cognitivo-comportamental
Crianças e adolescentes
Intervenção psicológica
Desenvolvimento
Saúde e bem-estar
ODS::03:Saúde de Qualidade
topic Estratégias cognitivo-comportamentais
Abordagem comportamental
Modificação de comportamento
Dificuldades escolares
Problemas comportamentais
Terapia cognitivo-comportamental
Crianças e adolescentes
Intervenção psicológica
Desenvolvimento
Saúde e bem-estar
ODS::03:Saúde de Qualidade
description O artigo sublinha a importância das estratégias cognitivo-comportamentais e de programas de modificação de comportamento utilizados em contexto educacional, nomeadamente na intervenção em proproblemas escolares e comportamentais. Apresentam-se igualmente, alguns exemplos de casos e resultados de intervenção psicológica com recurso a estas técnicas, em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e de comportamento.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984
1984-01-01T00:00:00Z
2020-02-14T11:04:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9286
url http://hdl.handle.net/10400.2/9286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Carlos; Ramos, Natália - Contribuição comportamental para a abordagem dos problemas escolares: estratégias cognitivo-comportamentais. "Revista Portuguesa de Pedagogia" [Em linha]. A XVIII (1984), p. 195-214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Pedagogia. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135074560507904