Contributo de um programa de atividade física com recurso a exergaming: um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Dravet na Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6946 |
Resumo: | O exergaming é considerado por diversos autores como um método eficaz na promoção do desempenho motor e das funções executivas. Este estudo teve como objectivos: (1) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar na melhoria das funções executivas numa criança com Síndrome de Dravet (SD); (2) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar na melhoria do desempenho motor numa criança com SD e (3) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar no comportamento motor de uma criança com SD em contexto escolar. Neste estudo participou uma criança com 10 anos de idade portadora de SD. Neste estudo recorreu-se aos seguintes instrumentos de avaliação nomeadamente a Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC - III), o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky (TPMBO) e a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças – Segunda Edição (MABC - 2), às notas de campo e vídeos tanto nas avaliações como nas intervenções privilegiando uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base num estudo de caso único. Os resultados obtidos revelam que o programa de intervenção com Nintendo Wii e Leap Motion com recurso a exergaming com atividade física foi uma ferramenta eficaz para a melhoria do equilíbrio, da coordenação óculo-manual, do controlo viso-motor e da força. Constatou-se, ainda uma melhoria nas competências ao nível da autonomia pessoal. |
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Contributo de um programa de atividade física com recurso a exergaming: um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Dravet na Região Autónoma da MadeiraSíndrome de DravetPrograma de atividade física com recurso a Nintendo Wii e Leap Motion ControllerWISC – IIITPMBOMABC - 2Dravet SyndromePhysical activity program with the Nintendo Wii and Leap Motion ControllerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO exergaming é considerado por diversos autores como um método eficaz na promoção do desempenho motor e das funções executivas. Este estudo teve como objectivos: (1) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar na melhoria das funções executivas numa criança com Síndrome de Dravet (SD); (2) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar na melhoria do desempenho motor numa criança com SD e (3) compreender de que modo, a aplicação de um programa com exergames podem influenciar no comportamento motor de uma criança com SD em contexto escolar. Neste estudo participou uma criança com 10 anos de idade portadora de SD. Neste estudo recorreu-se aos seguintes instrumentos de avaliação nomeadamente a Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças – Terceira Edição (WISC - III), o Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky (TPMBO) e a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças – Segunda Edição (MABC - 2), às notas de campo e vídeos tanto nas avaliações como nas intervenções privilegiando uma abordagem qualitativa e interpretativa, com base num estudo de caso único. Os resultados obtidos revelam que o programa de intervenção com Nintendo Wii e Leap Motion com recurso a exergaming com atividade física foi uma ferramenta eficaz para a melhoria do equilíbrio, da coordenação óculo-manual, do controlo viso-motor e da força. Constatou-se, ainda uma melhoria nas competências ao nível da autonomia pessoal.Exergaming is considered by several authors as an effective method in promoting motor performance and executive functions. This study aimed to: (1) understand how the application of a program with exergames can influence the improvement of executive functions in a child with Dravet Syndrome; (2) understand how the how the application of a program with exergames can influence the motor performance improvement in a child with SD e (3) understand how the how the application of a program with exergames can influence influence the motor behavior of a child with DS in a school context. A ten year old with SD syndrome was involved in this study. In this study, we used assessment tools such as the Wechsler Intelligence Scale for Children - Third Edition (WISC - III), The Bruininks-Oseretsky Test of Motor Skills (TPMBO), Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC - 2), field notes and videos in both evaluations and interventions, privileging a qualitative and interpretive approach based on a single case The results show that the intervention program with Nintendo Wii and Leap Motion using the exergaming with physical activity was effective tool for improving balance, eye-hand coordination, visuomotor control and strength. There was also an improvement in personal autonomy skills.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaDuarte, Carla Abreu2018-10-02T18:35:24Z2018-09-24T00:00:00Z2018-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:50.741943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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