Influência da auto-eficácia, modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras sociais nas aspirações de carreira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2067 |
Resumo: | O presente estudo analisa a influência de variáveis externas e internas ao indivíduo nas suas aspirações de carreira (liderança e formação). O referencial teórico utilizado foi o modelo cognitivo social proposto pela Teoria Social Cognitiva de Carreira de Lent et al (1994). Foi analisada a influência das variáveis contextuais - modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras – no desenvolvimento da auto – eficácia e das aspirações de carreira. Foi também analisada a influência da auto-eficácia nas aspirações de carreiras. Os resultados permitem-nos concluir que a auto-eficácia influência as aspirações de carreira de forma directa e enquanto mediadora. A existência de modelos de referência correlacionou-se positivamente com as aspirações de carreira e desenvolvimento da auto-eficácia, revelando-se determinante para as aspirações de carreira. O pai, enquanto educador e modelador, foi o modelo de referência que mais se destacou mostrando-se uma figura crucial para o desenvolvimento das aspirações de carreira e autoeficácia. O tipo de influência exercido (apoio/inspiração) manifestou-se determinante para a formação da auto – eficácia. Não foram encontrados resultados expressivos quanto aos efeitos da percepção de barreiras no desenvolvimento das aspirações de carreiras, excepto no relacionado com o conflito família – trabalho onde os resultados demonstram que a existência deste poderá diminuir as aspirações de carreira. Serão necessários mais estudos para se aprofundar os efeitos da influência da socialização de género e de outros modelos de referência, nomeadamente os professores. |
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Influência da auto-eficácia, modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras sociais nas aspirações de carreiraAspirações de carreiraAuto-eficáciaModelos de referênciaSocialização de géneroApoioBarreiras sociaisCareer aspirationsSelf-efficacyRole modelsGender socializationSupport and social barriersO presente estudo analisa a influência de variáveis externas e internas ao indivíduo nas suas aspirações de carreira (liderança e formação). O referencial teórico utilizado foi o modelo cognitivo social proposto pela Teoria Social Cognitiva de Carreira de Lent et al (1994). Foi analisada a influência das variáveis contextuais - modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras – no desenvolvimento da auto – eficácia e das aspirações de carreira. Foi também analisada a influência da auto-eficácia nas aspirações de carreiras. Os resultados permitem-nos concluir que a auto-eficácia influência as aspirações de carreira de forma directa e enquanto mediadora. A existência de modelos de referência correlacionou-se positivamente com as aspirações de carreira e desenvolvimento da auto-eficácia, revelando-se determinante para as aspirações de carreira. O pai, enquanto educador e modelador, foi o modelo de referência que mais se destacou mostrando-se uma figura crucial para o desenvolvimento das aspirações de carreira e autoeficácia. O tipo de influência exercido (apoio/inspiração) manifestou-se determinante para a formação da auto – eficácia. Não foram encontrados resultados expressivos quanto aos efeitos da percepção de barreiras no desenvolvimento das aspirações de carreiras, excepto no relacionado com o conflito família – trabalho onde os resultados demonstram que a existência deste poderá diminuir as aspirações de carreira. Serão necessários mais estudos para se aprofundar os efeitos da influência da socialização de género e de outros modelos de referência, nomeadamente os professores.This study analyses the influence of internal and external variables of the individual on his career aspirations (leadership and training). Based on the model proposed by the social cognitive career theory (Lent, Brown, & Hackett, 1994) the influence of contextual factors of the individual - role models, gender socialization, support and barriers - on the development of self-efficacy and career aspirations was analysed. Was also analysed the influence of self – efficacy on the development of career aspirations. The results allowed us to conclude that self-efficacy influences directly the career aspirations and has also a mediator role. Role-models were shown to be determinant for the development of career aspirations. The existence of role modes was positively associated with career aspirations and self efficacy. The father, while educator and role model revealed to be an important variable for the development of career aspirations and self-efficacy. The type of influence that role models employ (support/inspiration) was showed to be determinant for the development of self-efficacy. Few evidences were found on the effects of perceived barriers on the development of career aspirations, exempt for the family-work conflict, which was showed to reduce the career aspirations. For a better understanding of the influence of gender socialization and other type of role models, like for example professors, are necessary more profound studies.2010-09-02T15:47:12Z2010-09-02T00:00:00Z2010-09-022009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2067porGarcia, Patrícia Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:41.472632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo analisa a influência de variáveis externas e internas ao indivíduo nas suas aspirações de carreira (liderança e formação). O referencial teórico utilizado foi o modelo cognitivo social proposto pela Teoria Social Cognitiva de Carreira de Lent et al (1994). Foi analisada a influência das variáveis contextuais - modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras – no desenvolvimento da auto – eficácia e das aspirações de carreira. Foi também analisada a influência da auto-eficácia nas aspirações de carreiras. Os resultados permitem-nos concluir que a auto-eficácia influência as aspirações de carreira de forma directa e enquanto mediadora. A existência de modelos de referência correlacionou-se positivamente com as aspirações de carreira e desenvolvimento da auto-eficácia, revelando-se determinante para as aspirações de carreira. O pai, enquanto educador e modelador, foi o modelo de referência que mais se destacou mostrando-se uma figura crucial para o desenvolvimento das aspirações de carreira e autoeficácia. O tipo de influência exercido (apoio/inspiração) manifestou-se determinante para a formação da auto – eficácia. Não foram encontrados resultados expressivos quanto aos efeitos da percepção de barreiras no desenvolvimento das aspirações de carreiras, excepto no relacionado com o conflito família – trabalho onde os resultados demonstram que a existência deste poderá diminuir as aspirações de carreira. Serão necessários mais estudos para se aprofundar os efeitos da influência da socialização de género e de outros modelos de referência, nomeadamente os professores. |
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