Influência da auto-eficácia, modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras sociais nas aspirações de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Patrícia Torres
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2067
Resumo: O presente estudo analisa a influência de variáveis externas e internas ao indivíduo nas suas aspirações de carreira (liderança e formação). O referencial teórico utilizado foi o modelo cognitivo social proposto pela Teoria Social Cognitiva de Carreira de Lent et al (1994). Foi analisada a influência das variáveis contextuais - modelos de referência, socialização de género, apoio e barreiras – no desenvolvimento da auto – eficácia e das aspirações de carreira. Foi também analisada a influência da auto-eficácia nas aspirações de carreiras. Os resultados permitem-nos concluir que a auto-eficácia influência as aspirações de carreira de forma directa e enquanto mediadora. A existência de modelos de referência correlacionou-se positivamente com as aspirações de carreira e desenvolvimento da auto-eficácia, revelando-se determinante para as aspirações de carreira. O pai, enquanto educador e modelador, foi o modelo de referência que mais se destacou mostrando-se uma figura crucial para o desenvolvimento das aspirações de carreira e autoeficácia. O tipo de influência exercido (apoio/inspiração) manifestou-se determinante para a formação da auto – eficácia. Não foram encontrados resultados expressivos quanto aos efeitos da percepção de barreiras no desenvolvimento das aspirações de carreiras, excepto no relacionado com o conflito família – trabalho onde os resultados demonstram que a existência deste poderá diminuir as aspirações de carreira. Serão necessários mais estudos para se aprofundar os efeitos da influência da socialização de género e de outros modelos de referência, nomeadamente os professores.
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