Perceções dos investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta: estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Da Luz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Carlos, Borges, Maria Manuel, Sanches, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14035
Resumo: Estudo preliminar sobre o impacto da Ciência Aberta em todo o ciclo científico, desde o início da investigação até à sua publicação, procurando conhecer, descrever e explicar as perceções de um conjunto de investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta. Foi usada uma metodologia qualitativa, através da realização de uma entrevista semiestruturada. Os resultados identificam as dúvidas dos investigadores relativamente ao cumprimento das premissas da Ciência Aberta. A sistematização das suas ideias permite questionar se estes estarão preparados para estas novas experiências no campo da ciência e se possuirão as competências para garantir a sua autonomia na identificação de onde publicar, como publicar, como gerir os dados de investigação, como divulgar os resultados da investigação, como e porque escolher canais formais e informais da ciência, como usar as tecnologias em benefício da sua visibilidade e, finalmente, como assegurar a perenidade da sua produção científica. Também a nova linguagem usada na Ciência Aberta suscita muitas dificuldades junto dos investigadores. Criar programas de capacitação destinados aos investigadores é uma meta estratégica nos processos de implementação deste paradigma de ciência.
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Os resultados identificam as dúvidas dos investigadores relativamente ao cumprimento das premissas da Ciência Aberta. A sistematização das suas ideias permite questionar se estes estarão preparados para estas novas experiências no campo da ciência e se possuirão as competências para garantir a sua autonomia na identificação de onde publicar, como publicar, como gerir os dados de investigação, como divulgar os resultados da investigação, como e porque escolher canais formais e informais da ciência, como usar as tecnologias em benefício da sua visibilidade e, finalmente, como assegurar a perenidade da sua produção científica. Também a nova linguagem usada na Ciência Aberta suscita muitas dificuldades junto dos investigadores. Criar programas de capacitação destinados aos investigadores é uma meta estratégica nos processos de implementação deste paradigma de ciência.ABSTRACT - Preliminary study on the impact of Open Science in the scientific cycle, from the beginning of the research to its publication, seeking to know, describe and explain the perceptions of a group of researchers regarding the Open Science ecosystem. A qualitative methodology was used, through a semi-structured interview. The results identify the researchers' doubts regarding the fulfillment of Open Science's premises. The systematization of their ideas allows us to question if they are prepared for these new experiences in the field of science and if they have the skills to ensure their autonomy to identify where to publish, how to publish, how to manage scientific data, how to disseminate research results, how and why to choose formal and informal channels of science, how to use technologies for the benefit of their visibility and, finally, how to ensure the perennity of their scientific production. Also, the new language used in Open Science raises many difficulties for researchers. Creating training programs for researchers is a strategic goal for the implementation process of this science paradigm.RESUMEN - Estudio preliminar sobre el impacto de la Ciencia Abierta en todo el ciclo científico, desde el inicio de la investigación hasta su publicación, buscando comprender, describir y explicar las percepciones de un grupo de investigadores sobre el ecosistema de la Ciencia Abierta. Se utilizó una metodología cualitativa, mediante entrevista semiestructurada. Los resultados identifican las dudas de los investigadores sobre el cumplimiento de las premisas de la ciencia abierta. La sistematización de sus ideas permite cuestionar si estarán preparados para estas nuevas experiencias en el campo de la ciencia y si tendrán las habilidades necesarias para garantizar su autonomía en la identificación de dónde publicar, cómo publicar, cómo gestionar los datos de investigación, cómo difundir los resultados de la investigación, cómo y por qué elegir los canales formales e informales de la ciencia, cómo utilizar las tecnologías en beneficio de su visibilidad y, finalmente, cómo asegurar la continuidad de su producción científica. El nuevo lenguaje utilizado también plantea muchas dificultades para los investigadores. Por ello, la creación de programas de formación para investigadores es un objetivo estratégico en los procesos de implementación de este paradigma de la ciencia.RCIPLAntunes, Maria Da LuzLopes, CarlosBorges, Maria ManuelSanches, Tatiana2021-11-30T17:10:46Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14035porAntunes ML, Lopes C, Borges MM, Sanches T. Perceções dos investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta: estudo preliminar. 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