Desenvolvimento de um modelo conceptual da relação entre franqueado e franqueador em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Raquel Peixoto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10305
Resumo: 18 valores
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spelling Desenvolvimento de um modelo conceptual da relação entre franqueado e franqueador em PortugalFranchisingRelaçãoFranqueadoFranqueadorFranquiciasFranquiciadoRelaciónFranquiciadorGestão18 valoresO franchising como estrutura organizacional é desde sempre uma das estratégias de negócio seguida pelas empresas que pretendem expandir-se nacional ou internacionalmente. O franchising carateriza-se por um acordo contratual estabelecido entre duas partes (o franqueado e o franqueador), jurídica e financeiramente independentes, para uma determinada localização e período de tempo. Num sistema de franchising uma das principais preocupações do franqueador é a proteção e uniformização do modelo de negócio, do know-how e da imagem da marca; por outro lado, uma das principais preocupações do franqueado é a rentabilidade do negócio no qual investiu. Desta forma, o relacionamento entre franqueado e franqueador tem um papel crucial no crescimento e manutenção de uma rede de franchising. A relação entre franqueado e franqueador trata-se de uma relação de parceria na qual fatores como a comunicação, a confiança, as cláusulas contratuais e as normas relacionais podem influenciar a cooperação, a condescendência e o desempenho da rede. Assim, o objetivo principal da presente dissertação é desenvolver um modelo conceptual que permita compreender as correlações existentes entre as principais variáveis identificadas que podem influenciar o relacionamento entre franqueado e franqueador. Participaram neste estudo 193 franqueados a nível nacional, independentemente da área de negócio em que operam que responderam a um questionário via telefónica. Os principais resultados obtidos neste estudo permitem consolidar alguns conhecimentos a nível dos fatores que influenciam a relação entre franqueado e franqueador e demonstram as correlações existentes de forma a potenciar esse relacionamento e os resultados das próprias redes de franchising, em Portugal.La franquicia como estructura organizativa es siempre una de las estrategias de negocio seguido por las empresas que buscan expandirse a nivel nacional o internacional. La franquicia se caracteriza por un acuerdo contractual entre las dos partes (el franquiciado y el franquiciador), legal y financieramente independiente, a un cierto lugar y tiempo. En un sistema de franquicias preocupaciones de una importante franquiciador es la protección y la estandarización del modelo de negocio de la imagen de marca, know-how y; por el contrario, una de las principales preocupaciones de la franquicia es la rentabilidad de la empresa en la que invierte. Por lo tanto, la relación entre franquiciado y franquiciador juega un papel crucial en el crecimiento y mantenimiento de una red de franquicias. La relación entre franquiciado y franquiciador es una asociación en la que factores como la comunicación, la confianza, las cláusulas contractuales y normas de relación puede influir en la cooperación, la condescendencia y el rendimiento de la red. Por lo tanto, el objetivo general de este trabajo es desarrollar un modelo conceptual que permite entender la correlación entre las principales variables identificadas que pueden influir en la relación entre franquiciado y franquiciador. La muestra fue de 193 franquiciados en todo el país, independientemente de la zona de negocios en el que operan que respondieron a un cuestionario telefónico. Los principales resultados obtenidos en este estudio nos permitirán consolidar un poco de conocimiento en el ámbito de los factores que influyen en la relación entre franquiciado y franquiciador y demostrar las correlaciones con el fin de mejorar esta relación y los resultados de sus propias redes de franquicias en Portugal.Ferreira, Mafalda LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Raquel Peixoto2017-09-21T14:30:14Z2017-03-202017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10305TID:201734460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:45.127121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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