A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Lopes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27240
Resumo: Relatório de Estágio para atribuição de grau de mestrado, na área Línguas, Literaturas e Culturas, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
id RCAP_6857a90a5167b6adb1595a9b9cbed6a3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LEEscritaPlanificação textualRelatório de Estágio para atribuição de grau de mestrado, na área Línguas, Literaturas e Culturas, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraExpressões e palavras-chave: Escrita; subprocessos da escrita; planificação; pesquisa de informação; organização das ideias; seleção da informação; prática; motivação; aprendizagem da escrita. No âmbito do estágio pedagógico supervisionado, foi desenvolvido este trabalho, centrado no tema da competência escrita, especificamente na planificação textual. A escrita carece de uma prática constante e bem trabalhada em contexto de sala de aula. Nesse sentido, os objetivos do presente estudo são analisar e demonstrar a importância deste subprocesso na realização de qualquer produção escrita e incutir no aluno a prática de planificar os seus textos antes de os escrever, recorrendo à pesquisa, e seleção da informação e organização das ideias, orientando-o durante a execução de todos os processos inerentes à atividade da escrita. Neste trabalho são analisadas planificações e textos dos alunos, pretendendo-se demonstrar que a prática da planificação se relaciona com uma melhoria significativa da produção textual dos alunos. Assim, o aluno, sensibilizado para esta prática e reconhecendo a sua evolução, ficará motivado e, consequentemente, empenhar-se-á na realização das atividades que envolvem este domínio, melhorando a sua competência escrita, como se observou e concluiu. Em suma, utilizará esta prática não só em contexto escolar, como também na sua vida quotidiana.2014-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27240http://hdl.handle.net/10316/27240TID:201518970porAlmeida, Mariana Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:20.559905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
title A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
spellingShingle A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
Almeida, Mariana Lopes de
Escrita
Planificação textual
title_short A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
title_full A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
title_fullStr A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
title_full_unstemmed A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
title_sort A planificação do texto argumentativo nas aulas de Português e a planificação textual nas aulas de Espanhol LE
author Almeida, Mariana Lopes de
author_facet Almeida, Mariana Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariana Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Planificação textual
topic Escrita
Planificação textual
description Relatório de Estágio para atribuição de grau de mestrado, na área Línguas, Literaturas e Culturas, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27240
http://hdl.handle.net/10316/27240
TID:201518970
url http://hdl.handle.net/10316/27240
identifier_str_mv TID:201518970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133705875226624