Simulação numérica da minimização do erro da pressão estática medida na tomada do tecnam P2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Manuel Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153101
Resumo: Nesta dissertação foi estudada o efeito e importância que as tomadas de pressão es- tática têm na diminuição de pressão dinâmica medida na linha de pressão estática. As tomadas de pressão estática que serão estudadas fazem parte do avião Tecnam P2008, que se enquadra na gama de aviões ligeiros. Desta forma, foram efetuadas simulações numéricas com o auxílio do software denomi- nado Ansys Fluent, que permitiram a obtenção de pathlines e contours acerca da distribuição da pressão dinâmica e da magnitude de vorticidade ao redor das tomadas de pressão estática. Com isto, nesta dissertação foram estudados dois designs distintos de tomadas de pres- são estática, ambas presentes na fuselagem do Tecnam P2008. Através disto foi possível ave- riguar qual dos dois designs de tomada de pressão estática foi o mais eficaz na prevenção da entrada de pressão dinâmica na linha de pressão estática. Os resultados foram analisados após a verificação e validação do modelo numérico atra- vés de referências bibliográficas. Esta análise contém gráficos de distribuição de pressão dinâ- mica e de magnitude de vorticidade, sendo os gráficos de dois tipos: contours e pathlines. Posteriormente foi efetuada uma comparação de resultados obtidos consoante o incremento de velocidade, e outra comparação dos resultados obtidos entre cada tomada de pressão es- tática. As conclusões obtidas permitiram apurar qual dos designs de tomada de pressão está- tica foi o mais eficaz na prevenção de entrada de pressão dinâmica na linha de pressão estática, sendo a mesma a tomada de pressão estática nº2 e permitiram concluir que ambos os designs de tomada de pressão estática contribuem para a diminuição de entrada de pressão dinâmica.
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