BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaristo, Inês Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59687
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental , 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
id RCAP_68697a5e4bd4818f3325ce50e83f5e70
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistasComunicação de ciênciaQuestionáriosgrupos de foco onlineEducação ambientalBiodiversidade urbanaRelatórios de estágio de mestrado - 2023Departamento de Biologia AnimalRelatório de estágio de mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental , 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasA ciência cidadã pode ser definida como o envolvimento de cidadãos na investigação científica e tem vindo a tornar-se uma ferramenta cada vez mais presente e relevante na investigação científica. O envolvimento dos cidadãos na ciência é importante, porque promove a sua literacia científica, a sua sensibilidade e interesse pela natureza e ainda a quantidade de dados recolhidos a nível temporal e espacial. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar ferramentas de comunicação de ciência para o grande público. Assim, este estudo está dividido em três partes: 1) caracterização dos participantes dos BioBlitzes na região de Lisboa; 2) estudo das perceções gerais que os especialistas têm dos BioBlitzes, e 3) caracterização dos participantes de uma atividade de educação ambiental de observação de espécies realizada em Monsanto. A amostra analisada correspondeu a 96 participantes e 11 especialistas nos BioBlitzes e a 22 participantes na atividade de educação ambiental. A avaliação dos 96 participantes foi feita pela aplicação de um pré-questionário e pós-questionário que permitiu concluir que os participantes, a curto prazo, adquirem algum conhecimento durante o evento, mas poucas foram as alterações comportamentais detetadas. A avaliação dos 11 especialistas foi feita em duas sessões de grupos de foco online. Foi concluído que têm a opinião geral de que os cidadãos e os especialistas aprendem durante um BioBlitz e que os cidadãos saem do BioBlitz mais sensibilizados sobre questões de conservação da natureza. A avaliação dos 22 participantes da atividade de educação ambiental pela aplicação de pré-questionários e pós-questionários permitiu verificar que os participantes gostam deste tipo de atividade. Este estudo é relevante ao nível da comunicação da ciência, porque existem poucos trabalhos sobre BioBlitzes envolvendo cidadãos e especialistas, sendo também importante para averiguar medidas que podem ser tomadas no futuro para que estas atividades tenham os resultados pretendidos.Citizen science can be defined as the involvement of citizens in scientific research and has become an increasingly present and relevant tool in scientific research. The involvement of citizens in science is important because it promotes their scientific literacy, their sensitivity, and interest in nature, and the amount of data collected at a temporal and spatial level. The general objective of this study is to evaluate science communication tools for the public. Therefore, this study is divided into three parts: 1) characterization of BioBlitzes participants in the Lisbon region; 2) study of the general perceptions that experts have about BioBlitzes, and 3) characterization of the participants in an environmental education activity of observation of species carried out in Monsanto. The analysed sample corresponded to 96 participants and 11 experts in BioBlitzes and 22 participants in the environmental education activity. The evaluation of the 96 participants was carried out by applying a pre-questionnaire and postquestionnaire which allowed us to conclude that the participants, in the short term, acquired some knowledge during the event, but few behavioral changes were detected. The evaluation of the 11 experts was carried out in two online focus group sessions. It was concluded that there is a general opinion that citizens and experts learn during a BioBlitz and that citizens leave the BioBlitz more aware of nature conservation issues. The evaluation of the 22 participants in the environmental education activity through the application of pre-questionnaires and post-questionnaires allowed us to verify that the participants like this type of activity. This study is relevant at the level of science communication because there is little work on BioBlitzes involving citizens and experts, and it is also important to investigate measures that can be taken in the future so that these activities have the intended results.Pinto, Bruno Miguel LourençoRepositório da Universidade de LisboaEvaristo, Inês Gonçalves2023-10-12T13:48:50Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:43.741824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
title BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
spellingShingle BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
Evaristo, Inês Gonçalves
Comunicação de ciência
Questionários
grupos de foco online
Educação ambiental
Biodiversidade urbana
Relatórios de estágio de mestrado - 2023
Departamento de Biologia Animal
title_short BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
title_full BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
title_fullStr BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
title_full_unstemmed BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
title_sort BioBlitzes na região de Lisboa na visão de participantes e especialistas
author Evaristo, Inês Gonçalves
author_facet Evaristo, Inês Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Bruno Miguel Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Evaristo, Inês Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de ciência
Questionários
grupos de foco online
Educação ambiental
Biodiversidade urbana
Relatórios de estágio de mestrado - 2023
Departamento de Biologia Animal
topic Comunicação de ciência
Questionários
grupos de foco online
Educação ambiental
Biodiversidade urbana
Relatórios de estágio de mestrado - 2023
Departamento de Biologia Animal
description Relatório de estágio de mestrado, Ecologia e Gestão Ambiental , 2023, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-12T13:48:50Z
2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59687
url http://hdl.handle.net/10451/59687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134651871133696