A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Manuel Monteiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12021
Resumo: Trabalho de projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas
id RCAP_68701a5d36d10f7d76d96261b03737dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convençãoCriação artísticaEspetadorViolênciaAmoralidadeTrabalho de projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes PerformativasEste relatório pretende ser uma reflexão sobre a necessidade de criar um espectáculo. Ele deve, portanto, ser lido como um roteiro do pensamento que assistiu à sua concepção. E é um pensamento que se fez depois da necessidade, pelo que é um roteiro que justifica a auto proposta de criar o "Suriya". No início, havia a possibilidade de levar para cena episódios de violência, submissão e exploração ocorridos durante o conflito na Síria. Nesse início, a premissa era válida e daria um espectáculo. No entanto, várias questões se poderiam levantar a essa opção e procurar responder-lhes é o propósito das reflexões que aqui apresento. O que aqui apresento corresponde a uma exposição de pensamento sobre um processo criativo, desde a sua génese até à sua execução. Enquanto criava um espectáculo, pensei indispensavelmente sobre ele e sobre a sua necessidade. “Qual era a necessidade disto?” poderá ser a pergunta chave de partida para o relatório que se segue. Aqui desembrulho ideias que justificam o objecto artístico a ser criado e confronto-me nelas e com elas, procurando entendê-las, justificá-las, contradizê-las ou apenas tentar pensar sobre elas.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaAntunes, DavidRCIPLAlves, Carlos Manuel Monteiro2020-07-07T15:50:14Z2020-07-062020-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12021TID:202497429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:11.534921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
title A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
spellingShingle A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
Alves, Carlos Manuel Monteiro
Criação artística
Espetador
Violência
Amoralidade
title_short A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
title_full A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
title_fullStr A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
title_full_unstemmed A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
title_sort A exibição cénica da violência: envolvimento e amoralidade num sistema de convenção
author Alves, Carlos Manuel Monteiro
author_facet Alves, Carlos Manuel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, David
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carlos Manuel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Espetador
Violência
Amoralidade
topic Criação artística
Espetador
Violência
Amoralidade
description Trabalho de projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T15:50:14Z
2020-07-06
2020-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12021
TID:202497429
url http://hdl.handle.net/10400.21/12021
identifier_str_mv TID:202497429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133470175264768