A Tecnologia ao serviço da saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8102 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico a que assistimos fornece-nos variadas formas inovadoras de exercer medicina. No atual contexto do país somos desafiados a fazer cada vez mais com menos recursos. A Telemedicina define-se sucintamente como a aplicação das tecnologias de informação ao ramo da saúde e afirma-se como um meio de prática clínica com grande importância em qualquer serviço nacional de saúde se adaptado de acordo com as necessidades, podendo ter aplicações que vão desde a partilha de informação, realização de consultas, permitindo a colaboração de profissionais à distância, melhorando a distribuição e facilitando o acesso aos cuidados de saúde. Tratando-se de um conceito relativamente recente é pertinente perceber se a população conhece os diferentes aspetos do tema, que opinião têm sobre este, quais as suas necessidades percebidas em saúde e se estas poderiam ser resolvidas através da aplicação da telemedicina e por fim, quais os critérios que pensam ser necessários e quais as maiores preocupações para que seja possível a adesão por parte da população. Este estudo foi realizado através de um inquérito distribuído aos utentes da Consulta Externa do Centro Hospitalar Cova da Beira, após preenchimento de um consentimento informado, durante três dias do mês de Fevereiro de 2017. O trabalho contou com 63 participantes. Quanto aos resultados, sobre o conhecimento, a maioria da população conhece este conceito, o que acontece também com a Teleconsulta. Em relação á Telerradiologia, a maior parte dos utentes refere não saber do que se trata. A principal função referida foi a diminuição do tempo de espera em algumas especialidades. A maior parte da população concorda com a aplicação das tecnologias à saúde e recorre poucas vezes aos cuidados de saúde, sendo o serviço mais utilizado a Consulta Externa. Quanto á adesão a maioria ainda prefere uma consulta presencial mas também não se importavam se as suas consultas fossem substituídas por Teleconsultas. Concluindo, a população reconhece a importância da Telemedicina e, apesar da maioria conhecer o conceito, ainda há muito trabalho a realizar na educação da população. A maioria das pessoas recorre preferencialmente ao serviço de consultas externas e apesar da maioria não se importar com a mudança para Teleconsultas, estes ainda referem preferir uma consulta presencial. |
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Tratando-se de um conceito relativamente recente é pertinente perceber se a população conhece os diferentes aspetos do tema, que opinião têm sobre este, quais as suas necessidades percebidas em saúde e se estas poderiam ser resolvidas através da aplicação da telemedicina e por fim, quais os critérios que pensam ser necessários e quais as maiores preocupações para que seja possível a adesão por parte da população. Este estudo foi realizado através de um inquérito distribuído aos utentes da Consulta Externa do Centro Hospitalar Cova da Beira, após preenchimento de um consentimento informado, durante três dias do mês de Fevereiro de 2017. O trabalho contou com 63 participantes. Quanto aos resultados, sobre o conhecimento, a maioria da população conhece este conceito, o que acontece também com a Teleconsulta. Em relação á Telerradiologia, a maior parte dos utentes refere não saber do que se trata. A principal função referida foi a diminuição do tempo de espera em algumas especialidades. A maior parte da população concorda com a aplicação das tecnologias à saúde e recorre poucas vezes aos cuidados de saúde, sendo o serviço mais utilizado a Consulta Externa. Quanto á adesão a maioria ainda prefere uma consulta presencial mas também não se importavam se as suas consultas fossem substituídas por Teleconsultas. Concluindo, a população reconhece a importância da Telemedicina e, apesar da maioria conhecer o conceito, ainda há muito trabalho a realizar na educação da população. A maioria das pessoas recorre preferencialmente ao serviço de consultas externas e apesar da maioria não se importar com a mudança para Teleconsultas, estes ainda referem preferir uma consulta presencial.Telemedicine is an area where we apply technological knowledge to health. Telemedicine is being used for some decades. Since the beginning, technology evolved immensely and the uses and indications also. Nowadays, all that equipment became cheaper, accessible and reliable. Improvements have been made, not only in solving geographical problems, as to improve efficiency of healthcare providers. This being said, with telemedicine climbing its way up in our lives, and with the latest developments in this field it is important to evaluate the knowledge of populations about telemedicine, if they are capable of defining the concept and if they are conscious of its width and presence in daily health activities. As in some cases the use of telemedicine alters the normal function of health systems, it is useful to ask about the opinion of populations, what they think about it and who will benefit the most from it. As we live in a region with low demographic density and sparse populations with lack of specialists, it is relevant to inquire about health necessities and if people think it is possible to solve them through telemedicine. In order to have adherence from population to new projects we have to search for their concerns and fears and come up with ideas to surpass them. This study will take place in Covilhã, Portugal and will be based on an inquiry, focusing the four aspects previously referred (knowledge, opinion, necessities and adherence about telemedicine), applied to patients of the city hospital. The questionnaires were delivered during three days on February, 2017 and was answered by 63 participants. About knowledge, the majority of population knows this concept, happening the same when Teleconsultation is the subject but, regarding to Telerradiology, the majority of users doesn´t know what is it. The most referred aim of Telemedicine was to decrease response time for consultations in several medical specialties. Population agrees with the application of technology in health services. Although 50% prefer eye-to-eye consultations almost 2/3 referred that didn´t mind if theirs were replaced by teleconsultations. In conclusion, population thinks Telemedicine is important in healthcare services and although more than half know what is it, there is still work to do in education. The majority of population uses the External consultation and although they would consent a replace by teleconsultations they prefer, yet, a presential solution.Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deuBibliorumMendes, André Fernandes Elias Gonçalves2019-12-23T17:06:44Z2017-4-192017-06-012017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8102TID:202346803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:30.963583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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