Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57770
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_68955bb64ad3f46cf57653c6935b24ab
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixoThe principles of the Alexander Technique in double bass instrumental teachingContrabaixoTécnica AlexanderLesões de esforço repetitivoPosturaPrevençãoDouble BassAlexander techniqueRepetitive strain injuriesPosturePreventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho no ano lectivo 2017/2018 nos grupos de docência M06 de Contrabaixo e M32 de Conjuntos Vocais/Instrumentais do Ensino Artístico Especializado e realizado na Escola Artística e Profissional do Vale do Ave – ARTAVE. O principal objectivo da intervenção pedagógica foi a introdução de princípios da Técnica Alexander, no ensino instrumental de Contrabaixo, como meio de prevenir, reconhecer e tratar lesões por esforço repetitivo em alunos. Como objectivo secundário e indirecto o projecto visou o alerta a instituições de ensino artístico, bem como aos professores a estas inerentes, para que ajam como promotores de saúde dos seus alunos. A componente investigativa do projecto de estágio teve como intervenientes quatro alunos da classe de contrabaixo do professor cooperante. Seguindo as orientações gerais da metodologia de Investigação-Acção, a observação participante e diários de estudo, feitos pelos alunos, foram os objectos de recolha de dados escolhidos. Foram planificadas aulas em que os princípios da Técnica Alexander foram adaptados às necessidades específicas de cada aluno. Foram analisados os registos de observação e os diários dos alunos da fase préintervenção e da fase pós intervenção. Foi concluído com o presente projecto que a inclusão de princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo pode fomentar o autodidactismo e a auto-análise dos alunos no seu estudo individual, melhorar a sua postura e diminuir eventuais dores resultantes de LER (lesões por esforço repetitivo); concluiu-se ainda que será vantajosa uma adopção de um plano de promoção de saúde pela escola de música em que este projecto foi desenvolvido.The following report was developed under the Master’s Programme in Music Education of University of Minho, during the 2017/2018 academic year, in the teaching groups M06 (Double Bass) and M32 (Vocal and Instrumental Groups) of the Specialized Artistic Education at the Professional Artistic School of Vale do Ave – ARTAVE. The main goal of this pedagogical intervention was the introduction of the Alexander Technique principles in teaching the double bass as a means of preventing, recognizing and treating injuries derived from repetitive strain in students. Secondly and indirectly, this project aims to raise awareness among artistic educational institutions as well as their teachers, in order for them to act as promoters of their students’ health. The research component of the internship project had four students of the double bass class cooperative teacher as participants. Following the general guidelines for action research methodology, participant observation and the study journals, which were written by each student, were the chosen objects for data collection. These were analysed thoroughly with special focus on the pre-intervention and post-intervention phases. This way, it was possible to conclude that the integration of the Alexander Technique’s principles in the teaching of the double bass can promote self-teaching and self-examination of individual study in students, enhance their posture and diminish possible repetitive strain injuries and their subsequent pain; moreover, the adoption of a health promotion plan by the music school in this project will also be very advantageous.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoGonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57770por202110060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:19.671406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
The principles of the Alexander Technique in double bass instrumental teaching
title Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
spellingShingle Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
Gonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva
Contrabaixo
Técnica Alexander
Lesões de esforço repetitivo
Postura
Prevenção
Double Bass
Alexander technique
Repetitive strain injuries
Posture
Prevention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
title_full Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
title_fullStr Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
title_full_unstemmed Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
title_sort Os princípios da Técnica Alexander no ensino instrumental de contrabaixo
author Gonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva
author_facet Gonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João Francisco de Magalhães e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Contrabaixo
Técnica Alexander
Lesões de esforço repetitivo
Postura
Prevenção
Double Bass
Alexander technique
Repetitive strain injuries
Posture
Prevention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Contrabaixo
Técnica Alexander
Lesões de esforço repetitivo
Postura
Prevenção
Double Bass
Alexander technique
Repetitive strain injuries
Posture
Prevention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57770
url https://hdl.handle.net/1822/57770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202110060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132933413404672