A influência das práticas de marketing interno na satisfação laboral: estudo de caso numa IPSS - Santa Casa da Misericórdia de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Sofia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9083
Resumo: As organizações enfrentam um processo acelerado e diferenciado de transformação ao nível da sua estrutura, das formas de organização do trabalho e em especial da forma de gerir as relações sociais no seu interior. O propósito deste estudo é analisar o impacto das Práticas de Marketing Interno na Satisfação Laboral no contexto de uma organização do terceiro setor, sendo o principal objetivo avaliar se realmente estas práticas têm impacto positivo sobre a satisfação dos funcionários e de que modo influenciam o seu trabalho na organização. Para analisar a relação estabelecida no modelo teórico e atingir os objetivos definidos, recorreu-se a uma abordagem quantitativa. Participaram neste estudo 110 funcionários que fazem parte da Instituição de Solidariedade Social inquirida, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança. No tratamento de dados recorreu-se aos programas estatísticos SPSS e AMOS, abrangendo técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os resultados indicaram que neste caso específico, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, os funcionários acreditam que um melhor uso da Práticas de Marketing Interno da parte da gestão daquela instituição, seria uma mais-valia para melhorar a Satisfação Laboral, ou seja, os resultados sugerem uma influência positiva e significativa entre as Práticas de Marketing Interno e a Satisfação Laboral. No que diz respeito às implicações práticas, este trabalho é de alta importância tanto para esta organização em particular, como para todas as outras que se encontrem inseridas nestes parâmetros, pois é um ponto de partida para que ao nível da gestão interna de pessoas alguns pontos sejam alterados de forma a melhorar resultados na satisfação laboral.
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