As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Sofia de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96534
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_68ae8ec1b39eb8644fdd61796c975bea
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquiaTHE SKILLS OF A PROFESSIONAL IN SOCIAL EDUCATION, DEVELOPMENT AND LOCAL DYNAMICS IN A AUTHORITYMunicípioDesenvolvimento localEducação e formação ao longo da vidaAssistentes operacionaisFormação em contexto de escolarCity CouncilLocal developmentLifelong education and formationOperational assistantsFormation in a school contextRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, como resultado do estágio curricular realizado na Divisão da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Cantanhede.O estágio, que decorreu entre outubro de 2020 e junho de 2021, possibilitou a concretização de diversas e distintas atividades e tarefas. Contudo, importa sublinhar a participação em sessões nas escolas do concelho, a colaboração em diferentes atividades na referida Divisão e, por fim, a realização e análise do questionário aos/às assistentes operacionais.Dada a diversidade de funções associadas ao papel dos/as assistentes operacionais de uma escola, a sua direta e indireta influência nos/as alunos/as e o seu incontestável contributo para a comunidade educativa, torna-se relevante realçar as suas necessidades, opiniões, sugestões e considerações perante a sua profissão. Neste sentido, considerou-se como projeto de estágio a elaboração de um questionário disponibilizado aos/às mesmos/as, de forma anónima, constituído por quatro grupos para posterior análise das respostas obtidas. Com este foi possível constatar e refletir sobre determinados aspetos sentidos e demonstrados por este grupo, bem como aumentar a sua confiança e motivação perante o seu trabalho. Após a análise do mesmo, construímos uma planificação de ações de formação, tendo em vista a capacitação dos/as assistentes operacionais.Para além disso, salientam-se as sessões participadas nas escolas do concelho de Cantanhede, junto das crianças, integrando a equipa multidisciplinar e, finalmente, as tarefas desenvolvidas na Divisão onde o estágio se concretizou.Ao realizar o estágio curricular verificámos novas oportunidades, novos desafios, novas aprendizagens e novas experiências que proporcionaram o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, enquanto Técnica Superior de Educação/Educadora Social, a desempenhar funções num Município.This report is part of the Master Degree in Social Education, Development and Local Dynamics, from the Faculty of Psychology and Sciences of Education of the University of Coimbra, as a result of the internship carried out at the Education and Youth Division of the Cantanhede City Council.The internship, which happened between October 2020 and June 2021, allowed the development of several and distinct activities and tasks. However, it is important to highlight the participation in sessions at schools of the county, the collaboration in different activities in the Division and, finally, the accomplishment and analysis of the questionnaire to operational assistants.Given the diversity of functions associated with the assignment of operational assistants in a school, their direct and indirect influence on the students and their undeniable contribution to the educational community, it is important to enhance their needs, opinions, suggestions and considerations regarding their profession. Therefore, we consider as an internship project the preparation of a questionnaire made available to them, anonymously, consisting of four groups for further analysis of the answers. With this it was possible to observe and reflect on certain aspects felt and demonstrated by this group, as well as increasing their confidence and motivation towards their work. After analyzing it, we built a plan of formation actions, enabling the operational assistants.Besides, we emphasize the sessions in the schools of the Cantanhede municipality, with the children, as part of the multidisciplinary team and, finally, the tasks developed in the Division where the internship did develop.By doing the curricular internship we verified new opportunities, new challenges, new learning and new experiences that provided the development of personal and professional skills, as a Higher Education Technician/Social Educator, working in a City Council.2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96534http://hdl.handle.net/10316/96534TID:202793400porFerreira, Ana Sofia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:46.390815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
THE SKILLS OF A PROFESSIONAL IN SOCIAL EDUCATION, DEVELOPMENT AND LOCAL DYNAMICS IN A AUTHORITY
title As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
spellingShingle As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
Ferreira, Ana Sofia de Almeida
Município
Desenvolvimento local
Educação e formação ao longo da vida
Assistentes operacionais
Formação em contexto de escolar
City Council
Local development
Lifelong education and formation
Operational assistants
Formation in a school context
title_short As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
title_full As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
title_fullStr As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
title_full_unstemmed As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
title_sort As competências de um/a profissional em educação social, desenvolvimento e dinâmicas locais numa autarquia
author Ferreira, Ana Sofia de Almeida
author_facet Ferreira, Ana Sofia de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Sofia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Município
Desenvolvimento local
Educação e formação ao longo da vida
Assistentes operacionais
Formação em contexto de escolar
City Council
Local development
Lifelong education and formation
Operational assistants
Formation in a school context
topic Município
Desenvolvimento local
Educação e formação ao longo da vida
Assistentes operacionais
Formação em contexto de escolar
City Council
Local development
Lifelong education and formation
Operational assistants
Formation in a school context
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96534
http://hdl.handle.net/10316/96534
TID:202793400
url http://hdl.handle.net/10316/96534
identifier_str_mv TID:202793400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045822517248