Reorganização operacional de uma unidade industrial de componentes automóvel : estudo de viabilidade económico-financeira Capex vs manter o paradigma de maior Opex

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Inês Viães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42426
Resumo: O presente estudo, enquadrado no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade Católica Portuguesa, na modalidade de Projeto, tem como objetivo analisar a viabilidade económica e financeira da construção de um novo armazém, numa unidade industrial de componentes automóvel. Perante o cenário de elevada disruptividade que a indústria de componentes tem vindo a demonstrar nos últimos anos, é essencial que as empresas não percam a capacidade de inovar e diversificar, agindo em prol do aumento dos níveis de competitividade e consolidando a sua posição financeira. Posto isto, para o estudo empírico recorreu-se ao método dos Cash-flows Descontados, o qual assenta na atualização de rendimentos futuros a uma taxa de rendibilidade mínima exigida (WACC). Como o investimento será aplicado numa empresa já em atividade, recorreu-se à técnica dos Cash-flows Incrementais, de modo a determinar os cash-flows do projeto e proceder à sua avaliação com base nos indicadores de rendibilidade VAL, TIR e Payback Period Atualizado. Por fim, foi feita uma análise de cenários, de modo a incorporar o risco na avaliação. Com efeito, após a realização de análises e projeções, determinou-se que o projeto em causa é económica e financeiramente viável para a empresa, por contribuir para a otimização de custos operacionais, gerar crescimento dos níveis de produtividade e criar condições favoráveis ao acesso a novos mercados.
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