Telemática na educação: uma aplicação ao ensino de estatística do 10º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52 |
Resumo: | Foi objectivo deste estudo investigar as potencialidades educativas da Telemática, com especial referência a requisitos tecnológicos para a sala de aula e, em particular, a possíveis formas de utilização de diferentes ferramentas informáticas no ensino/aprendizagem de Estatística do 10° ano de escolaridade. São apresentados exemplos de ferramentas informáticas existentes no mercado, as quais, utilizadas na sala de aula, podem permitir o desenvolvimento de actividades em que alunos e professores podem, não só aceder a informação variada disponibilizada por diversas instituições, como também comunicar entre si. Nos exemplos apresentados destacam-se além das possibilidades de aquisição e processamento de informação e de representação gráfica de informação, a utilização de correio electrónico. Mostra-se que, através da Internet, se pode aceder, quer a informação residente em computadores remotos, quer a aplicações necessárias para o processamento e representação locais dessa informação. A possibilidade de utilização do correio electrónico na sala de aula evidencia-se, recorrendo a simulação de troca de mensagens entre professor e alunos: exemplos de envio de mensagens, contendo questionários, pelo professor aos alunos que, depois de recebidos, são respondidos e reenviados pelos alunos ao professor para efeitos de avaliação dos alunos. Salientam-se ainda algumas vantagens e possibilidades da comunicação no esclarecimento de dúvidas e na correcção de respostas apresentadas. Foi também efectuada a transferência da aplicação SchoolStat, disponibilizada pela Universidade de Michigan no arquivo da Universidade de Loria, mostrando-se assim que, para além da transferência de dados, é possível a transferência de aplicações de domínio público residentes em computadores remotos, para posterior utilização local. A aplicação SchoolStat foi depois utilizada, conjuntamente com a aplicação Netscape, no processamento da informação consultada e na sua posterior representação gráfica. Relata-se ainda a realização de uma experiência com alunos, a qual teve por objectivo demonstrar a exequibilidade, em sala de aula, das propostas apresentadas. Nesta experiência, recorreu-se a informação disponibilizada pelo jornal Público e pelo Instituto Nacional de Estatística, sendo apresentadas as noções de população, amostra, recenseamento e sondagem a partir da informação aí obtida. Na experiência realizada os alunos não revelaram dificuldades na manipulação das ferramentas utilizadas e mostraram-se sempre empenhados e motivados, sendo de realçar a vontade por eles manifestada de efectuarem o melhor possível as actividades recomendadas. Por outro lado, o pouco tempo gasto nas actividades desenvolvidas mostrou a exequibilidade em sala de aula, de uma tal proposta. |
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Telemática na educação: uma aplicação ao ensino de estatística do 10º anoFoi objectivo deste estudo investigar as potencialidades educativas da Telemática, com especial referência a requisitos tecnológicos para a sala de aula e, em particular, a possíveis formas de utilização de diferentes ferramentas informáticas no ensino/aprendizagem de Estatística do 10° ano de escolaridade. São apresentados exemplos de ferramentas informáticas existentes no mercado, as quais, utilizadas na sala de aula, podem permitir o desenvolvimento de actividades em que alunos e professores podem, não só aceder a informação variada disponibilizada por diversas instituições, como também comunicar entre si. Nos exemplos apresentados destacam-se além das possibilidades de aquisição e processamento de informação e de representação gráfica de informação, a utilização de correio electrónico. Mostra-se que, através da Internet, se pode aceder, quer a informação residente em computadores remotos, quer a aplicações necessárias para o processamento e representação locais dessa informação. A possibilidade de utilização do correio electrónico na sala de aula evidencia-se, recorrendo a simulação de troca de mensagens entre professor e alunos: exemplos de envio de mensagens, contendo questionários, pelo professor aos alunos que, depois de recebidos, são respondidos e reenviados pelos alunos ao professor para efeitos de avaliação dos alunos. Salientam-se ainda algumas vantagens e possibilidades da comunicação no esclarecimento de dúvidas e na correcção de respostas apresentadas. Foi também efectuada a transferência da aplicação SchoolStat, disponibilizada pela Universidade de Michigan no arquivo da Universidade de Loria, mostrando-se assim que, para além da transferência de dados, é possível a transferência de aplicações de domínio público residentes em computadores remotos, para posterior utilização local. A aplicação SchoolStat foi depois utilizada, conjuntamente com a aplicação Netscape, no processamento da informação consultada e na sua posterior representação gráfica. Relata-se ainda a realização de uma experiência com alunos, a qual teve por objectivo demonstrar a exequibilidade, em sala de aula, das propostas apresentadas. Nesta experiência, recorreu-se a informação disponibilizada pelo jornal Público e pelo Instituto Nacional de Estatística, sendo apresentadas as noções de população, amostra, recenseamento e sondagem a partir da informação aí obtida. Na experiência realizada os alunos não revelaram dificuldades na manipulação das ferramentas utilizadas e mostraram-se sempre empenhados e motivados, sendo de realçar a vontade por eles manifestada de efectuarem o melhor possível as actividades recomendadas. Por outro lado, o pouco tempo gasto nas actividades desenvolvidas mostrou a exequibilidade em sala de aula, de uma tal proposta.The aim of this study was to investigate the telematic educational potentialities with special reference to technology in the classroom. In particular, it was intended to show possible ways of using different informatic tools in a tenth grade statistics classroom. It was intended to present examples of informatic tools that, might stimulate the activity both between students and teachers in the classroom and between schools and institutions. In the examples presented, one can note the possibility, both of collecting, processing, and graphing data, and of using electronic mail. It is also shown that one can obtain a variety of information and of computer applications through Internet. The use of electronic mail was demonstrated by simulations of messages with questionnaires from the teachers to the students. The students’ answers could then be evaluated by the teacher. Some advantages of e-mail communication became clear through the possibility of teachers’ answers to students’ questions Also transferred was the application SchoolStat given by the Michigan University in the Loria University archive. This showed that it is possible to download public applications from remote computers for later local use. SchoolStat was later used along with Netscape in collecting, processing, and graphing data. An experience of using computer networks and some of the examples previously described was conducted with three tenth grade students. Information provided by the Publico portuguese news paper and by the Portuguese National Statistics Institute was used to introduce the statistical concepts of population, sample, census and poll. The students showed both great interest, and motivation and no difficulties in the manipulation of these tools and in conducting the recommended activities. On the other hand, the little time it took the students to developed the activities indicates that similar activities may be conducted in a regular classroom during its regular time.Universidade do Minho.Universidade do MinhoNeves, Vítor dos Anjos Esteves19961996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:03.703006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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