CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS CRIATIVOS E PEDAGÓGICOS, PARA OS CURSOS DE DESIGN DE MODA E TÊXTIL EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Sónia Valéria Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1857
Resumo: O ensino superior em Design Têxtil e Moda é recente em Portugal, no entanto os avanços da Indústria Têxtil e do Vestuário face à inovação ao nível tecnológico são cada vez mais rápidos e exigentes. A sociedade de consumo, o individuo, aspira à obtenção de produtos que melhorem a sua qualidade de vida e que corres-pondam às inovações, não descurando as suas preocupações ambientais, sociais e económicas. Considerando pertinentes os produtos de Moda e Têxtil sob esta visão, esta investigação evidencia o ensino superior em Design de Moda e Têxtil em Portugal como universo de estudo. Assim, é importante uma observação dos currículos académicos na área de Design de Moda e Têxtil, por forma a proceder à sua análise e, efetuar sugestões de melhoria face a esta mudança tanto da parte da indústria do setor, como por parte dos desejos do consumidor como forma de colmatar as suas necessidades nesta sociedade em mutação. Esta investigação partirá do estado da arte do ensino superior em Design de Moda e Têxtil em Portu-gal, sob uma visão holística, para a construção de uma visão estratégica, sendo que, o seu principal objetivo passa por analisar as lacunas existentes no ensino superior na área de Design de Moda e Têxtil, propondo uma revisão curricular académica que responda às necessidades reais do setor e às aspirações dos futuros designers, culminando numa nova proposta curricular de Licenciatura com Pós-graduação na área em questão. Para além da recolha de informação através de pesquisa documental utilizar-se-á uma metodologia de investigação ativa, maioritariamente qualitativa com recurso a métodos quantitativos para análise de alguns dados. Os resultados obtidos permitirão justificar a investigação em estudo. Compreende dois momentos metodológicos. O primeiro momento contempla um estudo contextual, com enquadramento histórico baseado na revisão da literatura e, exposição dos currículos oficiais de ensino superior em Design de Moda e Têxtil permitindo efetuar a sua caracterização. O segundo momento, a compo-nente empírica, instrumentaliza a metodologia proposta com auscultação a agentes do setor, integrando a rea-lização de inquéritos e uma OpenTalk em forma de seminário aberto ao público, contando ainda com a elabo-ração de uma matriz de correlação dos currículos académicos de forma a complementar a investigação teórica e, auxiliar na elaboração de um esboço de um novo plano curricular no universo em estudo. Como conclusão espera-se contribuir para melhorar a aprendizagem superior em Design de Moda e Têxtil apontando sugestões de melhoria, favorecendo a competitividade da economia nacional, incrementando uma melhor relação entre academia-indústria com programas mais ajustados às necessidades dos agentes do setor, dos futuros designers e, dos desejos do consumidor.
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