Estudo e validação de um processo de fabrico de materiais compósitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Diogo Fernando Assunção
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20067
Resumo: A indústria aeronáutica tem um grande impacto na economia mundial e, nos últimos anos, o aumento de componentes em material compósito aumentou consideravelmente. De facto, as novas gerações de aviões possuem mais de 50% dos componentes em material compósito, o que despoletou a necessidade do desenvolvimento dos processos de fabrico associados a este material, a fim de ser possível fabricar componentes com melhores propriedades e baixo peso. Estes processos de fabrico podem ser categorizados por famílias, sendo o Liquid Composite Molding (LCM) uma delas. Esta família em específico traz algumas vantagens face às outras, sendo elas o baixo volume de vazios e o elevado volume de fibras, que conferem ao componente melhores propriedades mecânicas. Um dos processos mais recentes no âmbito dos processos LCM é o Ultra-RTM, que ainda carece de otimização do processo de fabrico e validação das respetivas propriedades mecânicas. Na presente dissertação é realizado o estudo e validação do processo de fabrico UltraRTM. Para o efeito, foi desenvolvido um protótipo e um molde para o estudo do processo. Por fim, para a validação dos materiais escolhidos e do processo de fabrico, foram usadas simulações para averiguarem se o processo de fabrico e os materiais selecionados são os mais indicados. Como resultado deste trabalho, foi concluído que o Ultra-RTM é um processo mais eficiente e benéfico dentro da seleção.
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