Metodologias qualitativa e visual no estudo da parentalidade digital: Desafios metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Alexandra Maria Barradas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa,Rosalina Pisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000400286
Resumo: Resumo: Este texto antecipa e reflete criticamente sobre um conjunto de obstáculos de natureza metodológica e epistemológica no contexto mais amplo de um estudo qualitativo destinado a compreender o modo como os usos que pais e filhos fazem da tecnologia de informação e comunicação (TIC) enformam a construção social em torno da parentalidade competente. Inspirada pela generalização recente de dispositivos tecnológicos e de software, que possibilitam e facilitam a comunicação à distância, esta investigação visa a desocultação da experiência da parentalidade digital, numa abordagem qualitativa, intensiva e em profundidade. A recolha de dados será efetuada através de entrevistas semiestruturadas e histórias familiares (episódios), de forma a que as pessoas entrevistadas partilhem com a investigadora diferentes segmentos de interação em rede (e.g.: WhatsApp, Facebook) que ajudem a ilustrar, expandir ou contrapor as experiências narradas como socialmente significativas.
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