Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300017 |
Resumo: | Contexto: É na idade escolar que há um crescente sentimento de independência e da capacidade de seguir regras e de absorver informação. Tendo em conta estas capacidades, o enfermeiro deve ser responsável por diminuir a ansiedade da criança. Objetivos: Descrever as intervenções de Enfermagem que reduzem a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar. Metodologia: Revisão integrativa (2008-2013). Pesquisa efetuada nas plataformas de pesquisa B-ON (Biblioteca do Conhecimento Online), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Centro de Documentação da Universidade Católica Portuguesa e Google Académico, com recurso a palavras-chave e a operadores booleanos. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e quatro artigos foram considerados relevantes. Resultados: Na análise foi considerada a tipologia dos estudos. A realização de programas pré-operatórios estruturados e adaptados à criança permitem diminuir a ansiedade, tornando mais eficaz a aceitação dos cuidados e a recuperação pós-operatória. Conclusão: O suporte parental e a qualidade da pré-admissão são essenciais para ajudar as crianças e os pais a encontrar estratégias para minimizar a ansiedade na fase pré-operatória. |
id |
RCAP_68da6c253d5c0ee975ba4fae9f78baee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832014000300017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativacriançapediatriacuidados pré-operatórioscirurgiapapel do profissional de EnfermagemEnfermagemContexto: É na idade escolar que há um crescente sentimento de independência e da capacidade de seguir regras e de absorver informação. Tendo em conta estas capacidades, o enfermeiro deve ser responsável por diminuir a ansiedade da criança. Objetivos: Descrever as intervenções de Enfermagem que reduzem a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar. Metodologia: Revisão integrativa (2008-2013). Pesquisa efetuada nas plataformas de pesquisa B-ON (Biblioteca do Conhecimento Online), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Centro de Documentação da Universidade Católica Portuguesa e Google Académico, com recurso a palavras-chave e a operadores booleanos. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e quatro artigos foram considerados relevantes. Resultados: Na análise foi considerada a tipologia dos estudos. A realização de programas pré-operatórios estruturados e adaptados à criança permitem diminuir a ansiedade, tornando mais eficaz a aceitação dos cuidados e a recuperação pós-operatória. Conclusão: O suporte parental e a qualidade da pré-admissão são essenciais para ajudar as crianças e os pais a encontrar estratégias para minimizar a ansiedade na fase pré-operatória.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300017Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.3 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300017Santos,Tânia Sofia Pascoal dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:34Zoai:scielo:S0874-02832014000300017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:14.341210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
title |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa Santos,Tânia Sofia Pascoal dos criança pediatria cuidados pré-operatórios cirurgia papel do profissional de Enfermagem Enfermagem |
title_short |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
title_full |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
title_sort |
Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa |
author |
Santos,Tânia Sofia Pascoal dos |
author_facet |
Santos,Tânia Sofia Pascoal dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Tânia Sofia Pascoal dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança pediatria cuidados pré-operatórios cirurgia papel do profissional de Enfermagem Enfermagem |
topic |
criança pediatria cuidados pré-operatórios cirurgia papel do profissional de Enfermagem Enfermagem |
description |
Contexto: É na idade escolar que há um crescente sentimento de independência e da capacidade de seguir regras e de absorver informação. Tendo em conta estas capacidades, o enfermeiro deve ser responsável por diminuir a ansiedade da criança. Objetivos: Descrever as intervenções de Enfermagem que reduzem a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar. Metodologia: Revisão integrativa (2008-2013). Pesquisa efetuada nas plataformas de pesquisa B-ON (Biblioteca do Conhecimento Online), EBSCO (Elton Bryson Stephens Company), Centro de Documentação da Universidade Católica Portuguesa e Google Académico, com recurso a palavras-chave e a operadores booleanos. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão e quatro artigos foram considerados relevantes. Resultados: Na análise foi considerada a tipologia dos estudos. A realização de programas pré-operatórios estruturados e adaptados à criança permitem diminuir a ansiedade, tornando mais eficaz a aceitação dos cuidados e a recuperação pós-operatória. Conclusão: O suporte parental e a qualidade da pré-admissão são essenciais para ajudar as crianças e os pais a encontrar estratégias para minimizar a ansiedade na fase pré-operatória. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300017 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serIV n.3 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137313374076928 |