Cidadania, educação e defesa 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Guilherme de Oliveira
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/1437
Resumo: O artigo é desenvolvido em torno de três temas: a relação entre educação e cidadania; como se reflecte esta relação nos próprios projectos educativos; por último como se concretizará esta aposta na educação para a cidadania em Portugal. No primeiro tema o autor define como objectivo fundamental o desenvolvimento do sentido de multiplicidade de pertenças, iniciando-se esta pelo sentido de pertença a uma comunidade e só de seguida de pertença à humanidade. Em termos de educação é fundamental que noções como pertença, afirmação das diferentes identidades e de fronteira contribuam para aumentar a capacidade de diálogo e de pensamento. A noção de cidadania deve estar presente transversalmente na organiza- ção escolar e na organização educativa, por forma a cimentar a coesão social e a divulgar um conceito de cidadania inclusiva e aberta.
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