Cidadania, educação e defesa 2000
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/1437 |
Resumo: | O artigo é desenvolvido em torno de três temas: a relação entre educação e cidadania; como se reflecte esta relação nos próprios projectos educativos; por último como se concretizará esta aposta na educação para a cidadania em Portugal. No primeiro tema o autor define como objectivo fundamental o desenvolvimento do sentido de multiplicidade de pertenças, iniciando-se esta pelo sentido de pertença a uma comunidade e só de seguida de pertença à humanidade. Em termos de educação é fundamental que noções como pertença, afirmação das diferentes identidades e de fronteira contribuam para aumentar a capacidade de diálogo e de pensamento. A noção de cidadania deve estar presente transversalmente na organiza- ção escolar e na organização educativa, por forma a cimentar a coesão social e a divulgar um conceito de cidadania inclusiva e aberta. |
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