Motivações e barreiras à internacionalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9983 |
Resumo: | Acompanhando a cada vez maior tendência de globalização, também o setor do vinho tem vindo a crescer e a expandir-se ao longo das últimas duas décadas. À medida que as organizações vinícolas amadurecem e o seu crescimento em mercados domésticos abranda, as empresas veem-se quase obrigadas a procurar novas oportunidades em mercados internacionais. É cada vez mais considerável a quantidade de vinho exportada atualmente, sendo que em Portugal se bateu inclusive o record do valor de exportação de vinhos portugueses no ano de 2017. Neste sentido, foi objetivo do presente trabalho estudar as principais dinâmicas do processo de internacionalização de organizações do setor vinícola português. Mas ainda, fazê-lo segundo um contexto de análise específico, que permitisse também retirar conclusões sobre a relevância desse mesmo contexto no processo. Fazendo-se uso, em termos metodológicos, de uma investigação qualitativa, escolheram-se três organizações, enquanto casos de estudo, localizadas na Beira Interior, região considerada como emergente no setor do vinho português. Os resultados do estudo sugerem que as principais motivações das organizações para se internacionalizarem foram as próprias limitações dos mercados nacionais, associadas à larga capacidade de produção das empresas. A vertente pessoal, nomeadamente o desejo da própria equipa de gestão em expandir a sua empresa para novos mercados, também propulsionou o movimento. Foi também possível concluir, com base nos resultados, que encontrar os parceiros certos, nomeadamente distribuidores, nos mercados externos, parece ser uma das principais dificuldades das organizações. Questões burocráticas, financeiras e a falta de apoio por parte entidades governamentais são também apontadas como barreiras. Em relação ao contexto da Beira Interior, percebeu-se que oferece condições ótimas à produção de vinho, e que é por isso um fator positivo para o desenvolvimento vinícola, mas que do ponto de vista do desenvolvimento de negócios é ainda um fator limitante. É esperado que a presente investigação possa, para além de contribuir para o aumento do conhecimento da temática internacionalização, segundo um contexto altamente específico, servir de referência e recomendação para as organizações estudadas, e até para outras, na tentativa de criação de estratégias que procurem contornar as barreiras e limitações apontadas. |
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Mas ainda, fazê-lo segundo um contexto de análise específico, que permitisse também retirar conclusões sobre a relevância desse mesmo contexto no processo. Fazendo-se uso, em termos metodológicos, de uma investigação qualitativa, escolheram-se três organizações, enquanto casos de estudo, localizadas na Beira Interior, região considerada como emergente no setor do vinho português. Os resultados do estudo sugerem que as principais motivações das organizações para se internacionalizarem foram as próprias limitações dos mercados nacionais, associadas à larga capacidade de produção das empresas. A vertente pessoal, nomeadamente o desejo da própria equipa de gestão em expandir a sua empresa para novos mercados, também propulsionou o movimento. Foi também possível concluir, com base nos resultados, que encontrar os parceiros certos, nomeadamente distribuidores, nos mercados externos, parece ser uma das principais dificuldades das organizações. Questões burocráticas, financeiras e a falta de apoio por parte entidades governamentais são também apontadas como barreiras. Em relação ao contexto da Beira Interior, percebeu-se que oferece condições ótimas à produção de vinho, e que é por isso um fator positivo para o desenvolvimento vinícola, mas que do ponto de vista do desenvolvimento de negócios é ainda um fator limitante. É esperado que a presente investigação possa, para além de contribuir para o aumento do conhecimento da temática internacionalização, segundo um contexto altamente específico, servir de referência e recomendação para as organizações estudadas, e até para outras, na tentativa de criação de estratégias que procurem contornar as barreiras e limitações apontadas.Following the growing trend of globalization, the wine sector has been growing and expanding over the last two decades. As wine organizations mature and their growth in domestic markets slows, companies are almost forced to seek new opportunities in international markets. The quantity of wine currently exported is more and more considerable and, even the record of the value of exports of Portuguese wines in the year 2017 has been beaten. In this sense, it was the objective of this work to study the main dynamics of the internationalization process of portuguese wine sector organizations. But also, do it according to a specific analysis context, which would also allow making conclusions about the relevance of the same context in the process. Using a qualitative investigation, three organizations were selected as case studies, all located in Beira Interior, a region considered as emergent in the portuguese wine sector. The results of the study suggest that the main motivations of the organizations to internationalize were the limitations of the national markets, associated with the large production capacity of the companies. The personal side, namely the desire of the management team itself in expanding its company to new markets, also propelled the movement. It was also possible to conclude from the results that, finding the right partners, such as distributors, on external markets seems to be one of the main difficulties for the organizations. Bureaucratic and financial questions and lack of support from governmental agencies are also pointed as barriers. Regarding the Beira Interior context, it was noticed that it offers optimum conditions for wine production, which is a positive factor for wine development, however, from the point of view of business development, is still a limiting factor. It is expected that this study may, in addition to contributing to increase the knowledge about internationalization, according to a highly specific context, serve as a reference and recommendation for the studied organizations, and even others, in the attempt to create strategies to overcome the obstacles and limitations pointed out.Ferreira, João José de MatosuBibliorumCraveiro, Rúben Pedro Cunha2020-03-11T17:18:55Z2018-12-182018-11-302018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9983TID:202369110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9983Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:03.387307Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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