Robot Guia para Ambiente Indoor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Artur Miguel Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10578
Resumo: Os sistemas de localização indoor permitem determinar a localização de terminais dentro de edifícios e, com o auxílio dos sistemas de navegação , podem fornecer bons serviços de orientação em ambientes fechados, tendo aplicabilidade em diversas áreas. Por exemplo, estes sistemas podem servir para guiar um paciente até ao consultório ou uma certa especialidade dentro de um hospital, um estudante a uma sala ou gabinete de um professor, um cliente a uma secção específica numa loja, entre outros. Para a utilização deste tipo de serviços, é necessário saber a localização dos utilizadores através dos terminais móveis. De acordo com esta necessidade, levanta-se um desafio `a localização e navegação indoor. A utilização do sistema de localização mais comum, Sistema de Posicionamento Global (GPS), é menos eficaz em ambientes indoor, uma vez que a receção dos sinais rádio de satélite utilizados nesta abordagem são severamente degradados quando os terminais a localizar se encontram em ambientes interiores (indoor ). Assim sendo, nestes ambientes onde os requisitos de precisão são, tipicamente mais elevados, o uso de outras metodologias para adquirir a informação de posicionamento dos terminais tornar-se imperativo. O recurso à análise do sinal das redes de comunicações sem fios já existentes no local é uma abordagem que traz mais fiabilidade aos sistemas que necessitam de localizar terminais com precisão. Considerando este contexto, a presente dissertação tem como objetivo a adaptação de um carro robot guia à navegação em ambientes interiores, podendo este deslocar-se entre dois pontos, utilizando redes sem fio, nomeadamente, Wi-Fi, no auxílio à descoberta da sua localização. Utilizou-se a análise de cena através do fingerprinting como esse mesmo auxílio e, para tal, foi feita a mediação e análise de parâmetros dos sinais eletromagnéticos, tipicamente, o Received Signal Strenght (RSS). A técnica de fingerprinting está dividida em duas fases, offline (treino) e online (teste). Na fase offline, são recolhidos os dados dos sinais eletromagnéticos em pontos específicos do ambiente de teste e guardados numa base de dados local, criando assim o Fingerprint Map. Posteriormente, na fase online, a determinação da localização passa por uma nova recolha dos dados dos sinais em tempo real que serão comparados com dados recolhidos em offline e, com a ajuda de algoritmos de estimação de localização, determina-se o posicionamento do terminal móvel. Posteriormente, com o auxílio de um algoritmo de pesquisa, ´e calculada uma rota entre o terminal e o destino, caso esta exista, e o carro robot torna-se capaz de navegar entre o local onde se encontra e o destino desejado.
id RCAP_68e2f1a3c8929a80785b7a8101e2c9ed
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robot Guia para Ambiente IndoorNavegação indoorFingerprintingOs sistemas de localização indoor permitem determinar a localização de terminais dentro de edifícios e, com o auxílio dos sistemas de navegação , podem fornecer bons serviços de orientação em ambientes fechados, tendo aplicabilidade em diversas áreas. Por exemplo, estes sistemas podem servir para guiar um paciente até ao consultório ou uma certa especialidade dentro de um hospital, um estudante a uma sala ou gabinete de um professor, um cliente a uma secção específica numa loja, entre outros. Para a utilização deste tipo de serviços, é necessário saber a localização dos utilizadores através dos terminais móveis. De acordo com esta necessidade, levanta-se um desafio `a localização e navegação indoor. A utilização do sistema de localização mais comum, Sistema de Posicionamento Global (GPS), é menos eficaz em ambientes indoor, uma vez que a receção dos sinais rádio de satélite utilizados nesta abordagem são severamente degradados quando os terminais a localizar se encontram em ambientes interiores (indoor ). Assim sendo, nestes ambientes onde os requisitos de precisão são, tipicamente mais elevados, o uso de outras metodologias para adquirir a informação de posicionamento dos terminais tornar-se imperativo. O recurso à análise do sinal das redes de comunicações sem fios já existentes no local é uma abordagem que traz mais fiabilidade aos sistemas que necessitam de localizar terminais com precisão. Considerando este contexto, a presente dissertação tem como objetivo a adaptação de um carro robot guia à navegação em ambientes interiores, podendo este deslocar-se entre dois pontos, utilizando redes sem fio, nomeadamente, Wi-Fi, no auxílio à descoberta da sua localização. Utilizou-se a análise de cena através do fingerprinting como esse mesmo auxílio e, para tal, foi feita a mediação e análise de parâmetros dos sinais eletromagnéticos, tipicamente, o Received Signal Strenght (RSS). A técnica de fingerprinting está dividida em duas fases, offline (treino) e online (teste). Na fase offline, são recolhidos os dados dos sinais eletromagnéticos em pontos específicos do ambiente de teste e guardados numa base de dados local, criando assim o Fingerprint Map. Posteriormente, na fase online, a determinação da localização passa por uma nova recolha dos dados dos sinais em tempo real que serão comparados com dados recolhidos em offline e, com a ajuda de algoritmos de estimação de localização, determina-se o posicionamento do terminal móvel. Posteriormente, com o auxílio de um algoritmo de pesquisa, ´e calculada uma rota entre o terminal e o destino, caso esta exista, e o carro robot torna-se capaz de navegar entre o local onde se encontra e o destino desejado.Indoor location systems enable the determination of the location of terminals within buildings and, with the aid of navigation systems, can provide a suitable guidance services in closed environments, being applicable in several areas. For example, these systems can guide a patient to the doctor’s office or to a certain specialty within a hospital, a student to a teacher’s room or office, a customer to a specific section in a store, among others. For the use of this type of services, it is necessary to know the location of users through mobile terminals. However, to do so, arises the challenge for indoor navigation and location. The use of the most common location systems, Global Positioning System (GPS), is less effective in indoor environments, since the reception of satellite radio signals used in this approach is severely degraded when the terminals are in indoor environments. Therefore, in these environments where the precision requirements are typically higher, the use of other methodologies to acquire the positioning information of the terminals becomes imperative. The use of signal analysis of wireless communications networks already in place is an approach which brings more reliability to systems that need to locate terminals with precision. Considering this context, this dissertation aims to adapt a robot car to navigation in indoor environments, being able to move between two points, using wireless networks, namely, Wi-Fi, to help discover its location. Scene analysis through fingerprinting was used as aid and, for this, the measurement and analysis of parameters of electromagnetic signals was performed, typically, the Received Signal Strength (RSS). The fingerprinting technique is divided into two phases, offline (training) and online (test). In the offline phase, data from electromagnetic signals is collected at specific points in the test environment and stored in a local database, thus creating the Fingerprint Map. Subsequently, in the online phase, the location determination involves a new collection of data from the real-time signals that will be compared with data collected offline and, with the help of location estimation algorithms, the positioning of the mobile terminal is determined. Subsequently, with the aid of a search algorithm, a route is calculated between the terminal and the destination, if any, and the robot car is able to navigate between where it is and the desired destination.2021-07-15T14:36:05Z2020-07-08T00:00:00Z2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10578porMartins, Artur Miguel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:54.482542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robot Guia para Ambiente Indoor
title Robot Guia para Ambiente Indoor
spellingShingle Robot Guia para Ambiente Indoor
Martins, Artur Miguel Gonçalves
Navegação indoor
Fingerprinting
title_short Robot Guia para Ambiente Indoor
title_full Robot Guia para Ambiente Indoor
title_fullStr Robot Guia para Ambiente Indoor
title_full_unstemmed Robot Guia para Ambiente Indoor
title_sort Robot Guia para Ambiente Indoor
author Martins, Artur Miguel Gonçalves
author_facet Martins, Artur Miguel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Artur Miguel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Navegação indoor
Fingerprinting
topic Navegação indoor
Fingerprinting
description Os sistemas de localização indoor permitem determinar a localização de terminais dentro de edifícios e, com o auxílio dos sistemas de navegação , podem fornecer bons serviços de orientação em ambientes fechados, tendo aplicabilidade em diversas áreas. Por exemplo, estes sistemas podem servir para guiar um paciente até ao consultório ou uma certa especialidade dentro de um hospital, um estudante a uma sala ou gabinete de um professor, um cliente a uma secção específica numa loja, entre outros. Para a utilização deste tipo de serviços, é necessário saber a localização dos utilizadores através dos terminais móveis. De acordo com esta necessidade, levanta-se um desafio `a localização e navegação indoor. A utilização do sistema de localização mais comum, Sistema de Posicionamento Global (GPS), é menos eficaz em ambientes indoor, uma vez que a receção dos sinais rádio de satélite utilizados nesta abordagem são severamente degradados quando os terminais a localizar se encontram em ambientes interiores (indoor ). Assim sendo, nestes ambientes onde os requisitos de precisão são, tipicamente mais elevados, o uso de outras metodologias para adquirir a informação de posicionamento dos terminais tornar-se imperativo. O recurso à análise do sinal das redes de comunicações sem fios já existentes no local é uma abordagem que traz mais fiabilidade aos sistemas que necessitam de localizar terminais com precisão. Considerando este contexto, a presente dissertação tem como objetivo a adaptação de um carro robot guia à navegação em ambientes interiores, podendo este deslocar-se entre dois pontos, utilizando redes sem fio, nomeadamente, Wi-Fi, no auxílio à descoberta da sua localização. Utilizou-se a análise de cena através do fingerprinting como esse mesmo auxílio e, para tal, foi feita a mediação e análise de parâmetros dos sinais eletromagnéticos, tipicamente, o Received Signal Strenght (RSS). A técnica de fingerprinting está dividida em duas fases, offline (treino) e online (teste). Na fase offline, são recolhidos os dados dos sinais eletromagnéticos em pontos específicos do ambiente de teste e guardados numa base de dados local, criando assim o Fingerprint Map. Posteriormente, na fase online, a determinação da localização passa por uma nova recolha dos dados dos sinais em tempo real que serão comparados com dados recolhidos em offline e, com a ajuda de algoritmos de estimação de localização, determina-se o posicionamento do terminal móvel. Posteriormente, com o auxílio de um algoritmo de pesquisa, ´e calculada uma rota entre o terminal e o destino, caso esta exista, e o carro robot torna-se capaz de navegar entre o local onde se encontra e o destino desejado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08T00:00:00Z
2020-07-08
2021-07-15T14:36:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10578
url http://hdl.handle.net/10348/10578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137146693484544