Riscos em Segurança e Saúde no Trabalho na Manutenção de Material Circulante Ferroviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42511 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, lecionado na Escola Superior de Tecnologia, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais. O estágio foi realizado na oficina da CP – Comboios de Portugal, no Barreiro na seção dos Bogies e teve como objetivo o acompanhamento de toda a atividade Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a identificação de perigos e a respetiva avaliação de riscos a que os trabalhadores estão sujeitos na realização das suas atividades/tarefas e ainda o estudo da perceção de risco destes mesmos trabalhadores. Para avaliação de risco, especificamente na seção de reparação de Bogies, foram acompanhados todos os trabalhos e as suas etapas, dialogado com os trabalhadores e suas chefias e analisados dados de acidentes ao longo do tempo. Na avaliação do risco utilizou o Método de Avaliação de Riscos de Acidentes de Trabalho (MARAT), e consequentemente, definiram-se as possíveis medidas corretivas à sua eliminação/minimização dos riscos associados. Os trabalhadores pertencem a dois grupos etários bem distintos pelo que se pretendeu avaliar a diferente perceção de risco de cada grupo. Foram realizadas 20 entrevistas para compreender a perceção do risco que os trabalhadores têm no seu local de trabalho. Concluiu-se que a idade do trabalhador parece ter influência, mas também outros fatores parecem intervir na perceção do risco. |
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Riscos em Segurança e Saúde no Trabalho na Manutenção de Material Circulante FerroviárioSSTAvaliação dos riscosMedidas de ControloManutençãoBogiesPerceção do RiscoRisk AssessmentControl MeasuresMaintenanceRisk PerceptionO presente relatório de estágio surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, lecionado na Escola Superior de Tecnologia, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais. O estágio foi realizado na oficina da CP – Comboios de Portugal, no Barreiro na seção dos Bogies e teve como objetivo o acompanhamento de toda a atividade Segurança e Saúde no Trabalho (SST), a identificação de perigos e a respetiva avaliação de riscos a que os trabalhadores estão sujeitos na realização das suas atividades/tarefas e ainda o estudo da perceção de risco destes mesmos trabalhadores. Para avaliação de risco, especificamente na seção de reparação de Bogies, foram acompanhados todos os trabalhos e as suas etapas, dialogado com os trabalhadores e suas chefias e analisados dados de acidentes ao longo do tempo. Na avaliação do risco utilizou o Método de Avaliação de Riscos de Acidentes de Trabalho (MARAT), e consequentemente, definiram-se as possíveis medidas corretivas à sua eliminação/minimização dos riscos associados. Os trabalhadores pertencem a dois grupos etários bem distintos pelo que se pretendeu avaliar a diferente perceção de risco de cada grupo. Foram realizadas 20 entrevistas para compreender a perceção do risco que os trabalhadores têm no seu local de trabalho. Concluiu-se que a idade do trabalhador parece ter influência, mas também outros fatores parecem intervir na perceção do risco.This internship report comes as part of the conclusion of the Master's degree in Safety and Hygiene at Work, taught at the Higher School of Technology, in partnership with the School of Business Sciences. The internship was held in the workshop of CP – Comboios de Portugal, in Barreiro in the Bogies section and aimed to monitor the entire activity Safety and Health at Work (OST), the identification of hazards and their risk assessment to which workers are subject in carrying out their activities/tasks and also the study of the risk perception of these same workers. For risk assessment, specifically in the Bogies repair section, all the work and its stages were followed, dialogued with the workers and their managers and analyzed accident data over time. In the risk assessment, the Occupational Accident Risk Assessment Method (MARAT) was used, and consequently, the possible corrective measures were defined to eliminate/minimize the associated risks. The workers belong to two very different age groups, so it was intended to evaluate the different risk perception of each group. Twenty interviews were conducted to understand the perception of the risk that workers have in their workplace. It was concluded that the age of the worker seems to have influence, but also other factors seem to intervene in the perception of risk.Soares, AldinaRepositório ComumOrvalho, Ricardo Manuel Almeida2022-112028-01-01T00:00:00Z2022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42511TID:203108450porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:42.323695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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