Sustentabilidade: um estudo de possíveis práticas sustentáveis a serem implementadas em Shopping Centers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Leonardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7571
Resumo: A preocupação com a deteriorização do meio ambiente, decorrentes da atividade humana, está presente no cotidiano de todas as pessoas no mundo inteiro. Neste âmbito, esta dissertação visa apresentar os resultados alcançados com a investigação que teve como problemática, identificar a partir da percepção dos usuários de shopping centers na cidade de Ribeirão Preto, quais as possíveis práticas sustentáveis ambientais mais valorizadas para sua implantação futura. Para tanto, teve como objetivos específicos avaliar o nível de conhecimento sobre o tema sustentabilidade e sua real importância aos produtos e serviços de origens sustentáveis. A amostra deste estudo foi composta por usuários de shopping centers decorrente da concentração de um número elevado de empresários, facilitando financeiramente a implantação e conscientização de diversos nichos da sociedade. No aspecto metodológico trata-se de uma pesquisa quantitativa, optou-se pela aplicação de um questionário estruturado com escala de avaliação Likert para um grupo de usuários de shopping centers na cidade de Ribeirão Preto por meio eletrônico. Este questionário foi respondido por 450 pessoas sendo que seus dados foram tratados estatísticamente através do teste Qui-quadrado, com correlações como gênero, idade e grau de instrução. Em geral a pesquisa indicou forte consciência acerca de sustentabilidade, tendo em vista que em todas as questões, a maioria dos respondentes revelou se preocupar em agir ou apoiar práticas capazes de contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disso, os entrevistados demonstraram valorizar empreendimentos, atitudes, produtos e serviços com práticas sustentáveis ambientais. Dentre as principais práticas sustentáveis apresentadas na pesquisa, as mais valorizadas referem-se ao consumo de água e energia. Apesar de todas as práticas terem apresentado significância estatística, essas apresentaram percentuais mais relevantes, com destaque para o tratamento de esgoto e uso de iluminação natural. Logo, essa pesquisa contribuiu indicando futuras ações ambientais aos gestores dos quatros Shopping Centers de acordo com a maior relevância de seus usuários. Pesquisas futuras nesta área poderiam replicar o questionário visando corroborar os elementos identificados em outras esferas geográficas.
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A amostra deste estudo foi composta por usuários de shopping centers decorrente da concentração de um número elevado de empresários, facilitando financeiramente a implantação e conscientização de diversos nichos da sociedade. No aspecto metodológico trata-se de uma pesquisa quantitativa, optou-se pela aplicação de um questionário estruturado com escala de avaliação Likert para um grupo de usuários de shopping centers na cidade de Ribeirão Preto por meio eletrônico. Este questionário foi respondido por 450 pessoas sendo que seus dados foram tratados estatísticamente através do teste Qui-quadrado, com correlações como gênero, idade e grau de instrução. Em geral a pesquisa indicou forte consciência acerca de sustentabilidade, tendo em vista que em todas as questões, a maioria dos respondentes revelou se preocupar em agir ou apoiar práticas capazes de contribuir para a preservação do meio ambiente. Além disso, os entrevistados demonstraram valorizar empreendimentos, atitudes, produtos e serviços com práticas sustentáveis ambientais. Dentre as principais práticas sustentáveis apresentadas na pesquisa, as mais valorizadas referem-se ao consumo de água e energia. Apesar de todas as práticas terem apresentado significância estatística, essas apresentaram percentuais mais relevantes, com destaque para o tratamento de esgoto e uso de iluminação natural. Logo, essa pesquisa contribuiu indicando futuras ações ambientais aos gestores dos quatros Shopping Centers de acordo com a maior relevância de seus usuários. Pesquisas futuras nesta área poderiam replicar o questionário visando corroborar os elementos identificados em outras esferas geográficas.Concern about the deterioration of the environment resulting from human activity, is present in daily life of all people worldwide. In this context, this work aims to present the results achieved with the investigation which had as problematic, identify from the users' perception of shopping malls in the city of Ribeirão Preto, what possible sustainable environmental practices most valued for its future deployment. To do so, had specific objectives to assess the level of knowledge on the topic of sustainability and its real importance to products and services sustainable sources. The sample was composed of members of shopping centers arise from the concentration of a large number of entrepreneurs, financially facilitating the implementation and awareness of diverse niches of society. In the methodological aspect it is a quantitative research, we chose to apply a structured Likert rating scale to a group of users from shopping centers in the city of Ribeirão Preto questionnaire electronically. This questionnaire was completed by 450 people and their data were treated statistically using Chi-square test, with correlations to sex, age and level of education. Overall the survey indicated strong awareness about sustainability, considering that in all matters, most of the respondents revealed worrying to act or support practices that help preserve the environment. In addition, respondents were valuing projects, attitudes, products and services with sustainable environmental practices. Among the key sustainable practices presented in the survey, the most valued refer to the consumption of water and energy. Although all practices have presented statistical significance, these percentages were more relevant, especially wastewater treatment and use of natural lighting. Therefore, this research contributed indicating future environmental actions managers of four shopping centers in accordance with the highest relevance to your users. Future research in this area could replicate the questionnaire aimed to corroborate the elements identified in other geographic spheres.2017-05-04T18:12:27Z2017-05-04T00:00:00Z2017-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7571porVieira, Leonardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:35.097934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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