Comunicação de marketing num Porto Marítimo: o caso do Porto de Sines

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Andreia Sofia Sobral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13535
Resumo: Este relatório tem como objetivo descrever as funções realizadas ao longo do estágio na APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Pretendeu-se ainda, neste contexto enquadrar a problemática teórica do mix da comunicação no contexto portuário através de uma revisão da literatura, com o intuito de formar pontes entre teoria e prática. Deste modo, com base nos conhecimentos adquiridos no mestrado de Gestão de Marketing e no contexto prático de estágio no Porto de Sines, a realidade particular da comunicação de marketing da autoridade portuária foi explorada e apresentada. A componente prática de estágio tem um papel fundamental na aplicação de conceitos teóricos abrindo o leque para uma maior discussão académica sobre o marketing quando aplicado a cenários específicos. O relatório é composto por quatro capítulos, o primeiro incide sobre o contexto e serviços portuários, destancando a importância que o setor portuário tem na economia nacional e regional. Objetivos da investigação, relevância e respetica estratégia de investigação adotada e, estrutura do relatório. Seguidamente, no capítulo dois, abordou-se a comunicação no contexto específico portuário, incidindo sobre os diferentes elementos do mix da comunicação que foram utilizados durante o ambiente de estágio. O capítulo três aborda o ambiente prático de estágio na APS, onde é explicitado aspetos significativos na história da instituição Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e os serviços prestados pela Autoridade Portuária nos portos de Sines, Faro e Portimão, contextualizando a importância do papel do marketing no contexto portuário e as funções e tarefas realizadas, nomeadamente a gestão de websites e organização de eventos internos. No quarto e último capítulo, são realizadas considerações e reflexões críticas sobre a temática abordada ao longo do relatório, perspetivando o futuro da economia do mar em Portugal e, mais concretamente, o futuro da APS.
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