Comunicação de marketing num Porto Marítimo: o caso do Porto de Sines
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13535 |
Resumo: | Este relatório tem como objetivo descrever as funções realizadas ao longo do estágio na APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Pretendeu-se ainda, neste contexto enquadrar a problemática teórica do mix da comunicação no contexto portuário através de uma revisão da literatura, com o intuito de formar pontes entre teoria e prática. Deste modo, com base nos conhecimentos adquiridos no mestrado de Gestão de Marketing e no contexto prático de estágio no Porto de Sines, a realidade particular da comunicação de marketing da autoridade portuária foi explorada e apresentada. A componente prática de estágio tem um papel fundamental na aplicação de conceitos teóricos abrindo o leque para uma maior discussão académica sobre o marketing quando aplicado a cenários específicos. O relatório é composto por quatro capítulos, o primeiro incide sobre o contexto e serviços portuários, destancando a importância que o setor portuário tem na economia nacional e regional. Objetivos da investigação, relevância e respetica estratégia de investigação adotada e, estrutura do relatório. Seguidamente, no capítulo dois, abordou-se a comunicação no contexto específico portuário, incidindo sobre os diferentes elementos do mix da comunicação que foram utilizados durante o ambiente de estágio. O capítulo três aborda o ambiente prático de estágio na APS, onde é explicitado aspetos significativos na história da instituição Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e os serviços prestados pela Autoridade Portuária nos portos de Sines, Faro e Portimão, contextualizando a importância do papel do marketing no contexto portuário e as funções e tarefas realizadas, nomeadamente a gestão de websites e organização de eventos internos. No quarto e último capítulo, são realizadas considerações e reflexões críticas sobre a temática abordada ao longo do relatório, perspetivando o futuro da economia do mar em Portugal e, mais concretamente, o futuro da APS. |
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Comunicação de marketing num Porto Marítimo: o caso do Porto de SinesCommunicationCommunication mixSeaport marketingSeaport eventsSeaport content managementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório tem como objetivo descrever as funções realizadas ao longo do estágio na APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Pretendeu-se ainda, neste contexto enquadrar a problemática teórica do mix da comunicação no contexto portuário através de uma revisão da literatura, com o intuito de formar pontes entre teoria e prática. Deste modo, com base nos conhecimentos adquiridos no mestrado de Gestão de Marketing e no contexto prático de estágio no Porto de Sines, a realidade particular da comunicação de marketing da autoridade portuária foi explorada e apresentada. A componente prática de estágio tem um papel fundamental na aplicação de conceitos teóricos abrindo o leque para uma maior discussão académica sobre o marketing quando aplicado a cenários específicos. O relatório é composto por quatro capítulos, o primeiro incide sobre o contexto e serviços portuários, destancando a importância que o setor portuário tem na economia nacional e regional. Objetivos da investigação, relevância e respetica estratégia de investigação adotada e, estrutura do relatório. Seguidamente, no capítulo dois, abordou-se a comunicação no contexto específico portuário, incidindo sobre os diferentes elementos do mix da comunicação que foram utilizados durante o ambiente de estágio. O capítulo três aborda o ambiente prático de estágio na APS, onde é explicitado aspetos significativos na história da instituição Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e os serviços prestados pela Autoridade Portuária nos portos de Sines, Faro e Portimão, contextualizando a importância do papel do marketing no contexto portuário e as funções e tarefas realizadas, nomeadamente a gestão de websites e organização de eventos internos. No quarto e último capítulo, são realizadas considerações e reflexões críticas sobre a temática abordada ao longo do relatório, perspetivando o futuro da economia do mar em Portugal e, mais concretamente, o futuro da APS.This internship report aims to describe the functions performed during the internship at the Port of Sines and Algarve Authority - APS. The objective is to frame the theoretical problem of communication mix in the port context, through a literature review, with the aim of forming bridges between theory and practice, based on the knowledge acquired at the Marketing Management Master’s degree and in the practical context of the internship at the Port of Sines framing the particular reality of the marketing communication on a the port authority. The practical internship component plays a key role in the application of theoretical concepts, opening the way for more academic discussion about marketing when applied to specific scenarios. This report consists of four chapters, the first focusing on the context and port services provided by a a Port Autority, highlighting the importance that these services have for the national and regional economy. The research objectives, relevance and research strategy adopted are also focused on and, lastly the structure of the report. Then, in chapter two, the communication was addressed in the specific port context, focusing on the different elements of the communication mix that were used during the internship. In chapter three the relevance of the internship is further explained, featuring the main relevant aspects concerning the history of the Sines and the Algarve Port Authority, the services provided by the Port Authority on the port of Sines, Faro and Portimão and the role of marketing in its context, the functions and tasks performed in this internship are also described with a main focus on the content and event management activities. The fourth and last chapter tmakes a final consideration and critical reflection on the issues raised throughout the report, centering the future of the blue economy in Portugal and at the APS.Matos, NélsonSilva, LuísSapientiaCordeiro, Andreia Sofia Sobral2020-02-19T17:16:38Z2019-07-032019-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13535TID:202275981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:42.091894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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