Três personagens trágicos da II Guerra Mundial tombam na paisagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.879 |
Resumo: | A partir da análise de três filmes – Uma Vida Oculta (Terrence Malick, 2019), Ascensão (Larisa Shepitko, 1977) e Hiroshima Meu Amor (Alain Resnais, 1959) – o artigo investiga como o conceito do trágico tem implicações que ligam o cinema à história e como a noção de paisagem contribui para a construção do drama dos protagonistas. Apesar de produzidos em países e épocas diferentes, os três filmes estão ambientados na II Guerra Mundial e têm em comum a condição trágica de seus personagens expressa na vontade de emancipação em confronto com o momento histórico do Nazismo. A paisagem é um outro elemento em comum que funciona de maneira diegética na contextualização do enredo, mas a forma como ela é apresentada em cada caso sugere uma presença com implicações mais profundas do que as que costumamos associar a um simples cenário. O artigo conclui que a noção do trágico também se pode materializar em paisagens cinematográficas. |
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Três personagens trágicos da II Guerra Mundial tombam na paisagemThree Tragic Characters from World War II Tumble into the LandscapeLandscapecinematragedyhistoryPaisagemcinematragédiahistóriaA partir da análise de três filmes – Uma Vida Oculta (Terrence Malick, 2019), Ascensão (Larisa Shepitko, 1977) e Hiroshima Meu Amor (Alain Resnais, 1959) – o artigo investiga como o conceito do trágico tem implicações que ligam o cinema à história e como a noção de paisagem contribui para a construção do drama dos protagonistas. Apesar de produzidos em países e épocas diferentes, os três filmes estão ambientados na II Guerra Mundial e têm em comum a condição trágica de seus personagens expressa na vontade de emancipação em confronto com o momento histórico do Nazismo. A paisagem é um outro elemento em comum que funciona de maneira diegética na contextualização do enredo, mas a forma como ela é apresentada em cada caso sugere uma presença com implicações mais profundas do que as que costumamos associar a um simples cenário. O artigo conclui que a noção do trágico também se pode materializar em paisagens cinematográficas.Based on three films – A Hidden Life (Terrence Malick, 2019), The Ascent (Larisa Shepitko, 1977) and Hiroshima Mon Amour (Alain Resnais, 1959) –, the article examines how the concept of the tragic has implications that link cinema to history and how the notion of landscape contributes to the construction of the protagonists’ drama. Though produced in different countries and times, all three films are set during the Second World War and have in common the tragic condition of their characters expressed in their desire for emancipation when faced with the historical moment of Nazism. The landscape is another element in common, playing a diegetic role in contextualizing the plot; but the way landscape is presented in each case suggests a presence with deeper implications than the ones we normally associate with a mere setting. The article concludes that the notion of tragedy can also materialize in cinematographic landscapes.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2024-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.879https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.879Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 11 No 1 (2024): Cinema and Revolution: Fifty years after the Carnation Revolution; 5-27Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 11 n. 1 (2024): Cinema e Revolução: 50 anos depois do 25 de Abril; 5-272183-175010.14591/aniki.v11n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/879http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/879/550Direitos de Autor (c) 2024 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDobal, Susana2024-02-02T02:00:29Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:38.261564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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