Três personagens trágicos da II Guerra Mundial tombam na paisagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dobal, Susana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v11n1.879
Resumo: A partir da análise de três filmes – Uma Vida Oculta (Terrence Malick, 2019), Ascensão (Larisa Shepitko, 1977) e Hiroshima Meu Amor (Alain Resnais, 1959) – o artigo investiga como o conceito do trágico tem implicações que ligam o cinema à história e como a noção de paisagem contribui para a construção do drama dos protagonistas. Apesar de produzidos em países e épocas diferentes, os três filmes estão ambientados na II Guerra Mundial e têm em comum a condição trágica de seus personagens expressa na vontade de emancipação em confronto com o momento histórico do Nazismo. A paisagem é um outro elemento em comum que funciona de maneira diegética na contextualização do enredo, mas a forma como ela é apresentada em cada caso sugere uma presença com implicações mais profundas do que as que costumamos associar a um simples cenário. O artigo conclui que a noção do trágico também se pode materializar em paisagens cinematográficas.
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