Desenvolvimento e estudo de modelos de FACTS para o trânsito de energia: aplicação ao estudo das condições técnicas de ligação de linhas MAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jorge Miguel Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3209
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de Energia
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spelling Desenvolvimento e estudo de modelos de FACTS para o trânsito de energia: aplicação ao estudo das condições técnicas de ligação de linhas MATFACTSSTATCOMNewton-RaphsonTrânsito de energiaPower flowDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica Ramo de EnergiaNesta dissertação são apresentados e desenvolvidos modelos de FACTS (SVC, Fixed Shunt, switched Shunt, STATCOM, etc) em regime permanente de forma a poder analisar o seu contributo para o controlo de tensão em sistemas de energia eléctrica. Para o efeito foi desenvolvido uma plataforma de simulação que permite o cálculo do trânsito de energia baseado no método de Newton-Raphson, com e sem a presença de FACTS. Foi validado o modelo com uma rede teste mediante a comparação dos resultados obtidos com o outro software existente. Por último, foram estudadas as condições técnicas para o estabelecimento de tensão em linhas MAT em conformidade com a norma IEC 60038. Recorreu-se para o efeito à plataforma de simulação desenvolvida tendo sido identificados os seguintes parâmetros para os quais o problema é sensível: 1) a topologia da linha; 2) o nível de tensão; 3) o comprimento da linha; 4) e o diagrama de cargas.Abstract: The purpose of this dissertation was to develop models of FACTS (SVC, Fixed Shunt, switched Shunt, STATCOM, etc) for steady-ready analysis in order to able to evaluete their contribution to the control voltage power systems. For this purpose a simulation platform was developed wich allows the calculation of the power flow based on the Newton-Raphson method, with and without the presence of FACTS devices. The model was validated with a test network by comparing the results obtained using other software platform. Finally, the technical conditions for the establishment of EHV lines in accordance with IEC 60038 international standard. With the help of the simulation platform were presented and studies the following parameters were identified as the ones that may influence the value of the voltage at the end of na EHV line and studied the contribution of FACTS to control it: 1) line configuration; 2) voltage level; 3) line length; 4) load diagram.Instituto Superior de Engenharia de LisboaReis, Francisco Alexandre Ganho da SilvaRCIPLPereira, Jorge Miguel Pinto2014-02-18T18:21:41Z2013-092013-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3209TID:201226510porPEREIRA, Jorge Miguel Pinto - Desenvolvimento e estudo de modelos de FACTS para o trânsito de energia: aplicação ao estudo das condições técnicas de ligação de linhas MAT. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:51.116101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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