Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanini, Jaqueline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalin, Luciana, Silva, Débora, Camargo, Natália, Sani, Ana, Scherer, Edson, Scherer, Zeyne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10176
Resumo: Este estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.
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spelling Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São PauloEDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOCOMPORTAMENTOALUNOSBRASILEDUCATIONEDUCATIONAL ASSESSMENTBEHAVIOURSTUDENTSBRAZILSÃO PAULOEste estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.This study aimed to know the perception of the professionals of a school in the state public basic education network in the interior of the State of São Paulo, about the school environment in which they perform their functions. This is a qualitative, exploratory and descriptive study, in which the data were collected from a questionnaire in a sample of 21 professionals, aged between 20 and 60 years. The results show that despite the positive perception regarding the physical structure of the school, there is a lack of financial resources that affect its functioning. Parent involvement is negative and there are problematic behaviors at school that require the involvement of all school actors and multidisciplinary team to improve the school’s disciplinary system. It is concluded that the evaluation of the school environment can contribute to the development of intersectoral actions, with the purpose of preventing and coping with students’ problematic behaviors and violence.Cette étude visait à connaître la perception des professionnels d’une école dans le réseau public d’éducation de base publique de l’intérieur de l’État de São Paulo, sur l’environnement scolaire dans lequel ils exercent leurs fonctions. Il s’agit d’une étude qualitative, exploratoire et descriptive, dans laquelle les données ont été collectées à partir d’un questionnaire, auprès d’un échantillon de 21 professionnels, âgés de 20 à 60 ans. Les résultats montrent que malgré la perception positive concernant la structure physique de l’école, il y a un manque de ressources financières qui affectent son fonctionnement. La participation des parents est négative et il y a des comportements problématiques à l’école qui nécessitent la participation de tous les acteurs de l’école et de l’équipe multidisciplinaire pour améliorer le système disciplinaire de l’école. Il est conclu que l’évaluation de l’environnement scolaire peut contribuer au développement d’actions intersectorielles, dans le but de prévenir et de faire face aux comportements problématiques et à la violence des élèves.Este estudio objetivó conocer la percepción de los profesionales de una escuela de la red pública estatal de educación básica del interior del Estado de São Paulo, sobre el medio escolar donde desempeñan sus funciones. Se trató de un estudio cualitativo, de tipo exploratorio y descriptivo, en que los datos fueron recolectados a partir de un cuestionario, en una muestra de 21 profesionales, con edades entre 20 y 60 años. Los resultados muestran que a pesar de la percepción positiva en relación a la estructura física de la escuela, hay falta de recursos financieros que afectan su funcionamiento. La participación de los padres es negativa y hay comportamientos problemáticos en la escuela que exigen la participación de todos los actores escolares y equipo multidisciplinario para mejorar el sistema disciplinario de la escuela. Se concluye que la evaluación del medio escolar puede contribuir al desarrollo de acciones intersectoriales, teniendo como propósito la prevención y enfrentamiento de los comportamientos problemáticos de los estudiantes y la violencia.Edições Universitárias Lusófonas2020-04-21T16:35:11Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10176por1646-401XStefanini, JaquelineCavalin, LucianaSilva, DéboraCamargo, NatáliaSani, AnaScherer, EdsonScherer, Zeyneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:33:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:53.872453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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