Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Viviana Peres Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10620
Resumo: O seguinte trabalho de projeto detém a sua origem na lacuna atual do mercado português no que respeita um curso inteiramente focado na componente técnica de cursos ministrados na plataforma Moodle. Deste modo, o mesmo apresenta como principais temáticas a Plataforma Moodle e a otimização da dinamização de cursos ministrados na mesma por parte de um e-tutor. Este projeto assenta no desenho e criação de um curso técnico-prático sobre a plataforma Moodle, direcionado para e-tutores que contemplem igualmente funções de instructional design, permitindo-lhe assim deter conhecimento relativo aos recursos e configurações disponíveis na plataforma. Os resultados, obtidos através da análise de dados recolhidos por meio da Ficha de Avaliação do Processo Formativo do curso permitem validar a pertinência e utilidade do curso criado, identificar pontos de melhoria no curso, bem como cruzar com as metas definidas para o projeto.
id RCAP_6924e63fce2b7ff1a400b2fb0d5714d4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos onlineInstructional DesignPlataforma MoodleElearningTutorsTutoria virtualeLearningE-TutorODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO seguinte trabalho de projeto detém a sua origem na lacuna atual do mercado português no que respeita um curso inteiramente focado na componente técnica de cursos ministrados na plataforma Moodle. Deste modo, o mesmo apresenta como principais temáticas a Plataforma Moodle e a otimização da dinamização de cursos ministrados na mesma por parte de um e-tutor. Este projeto assenta no desenho e criação de um curso técnico-prático sobre a plataforma Moodle, direcionado para e-tutores que contemplem igualmente funções de instructional design, permitindo-lhe assim deter conhecimento relativo aos recursos e configurações disponíveis na plataforma. Os resultados, obtidos através da análise de dados recolhidos por meio da Ficha de Avaliação do Processo Formativo do curso permitem validar a pertinência e utilidade do curso criado, identificar pontos de melhoria no curso, bem como cruzar com as metas definidas para o projeto.The following project work was developed as a part of Master's Degree in Elearning Pedagogy at Universidade Aberta, and emerges in the current gap in the portuguese market with regard to a course entirely focused on the technical component of courses played in Moodle. Therefore it presents as main themes the Moodle Platform and the optimization of the courses ministered by an online tutor in this platform. This project is based on the design and creation of a technical-practical course in the Moodle platform, aimed at online tutors that also apply to instructional design functions, allowing them to have knowledge regarding the resources and settings available on the platform. The results, obtained through the analysis of data collected through the Course Evaluation Form, allow the validation of the relevance and usefulness of the created course, the identification of points of improvement in the course, as well as to cross with the goals defined for the project.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cabral, Pedro BarbosaRepositório AbertoFernandes, Viviana Peres Soares2023-09-18T00:30:20Z2020-09-182021-04-082020-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10620TID:202707369porFernandes, Viviana Peres Soares - Projeto design instrucional em eLearning [Em linha]: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online. [S.l.]: [s.n.], 2020. 193 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:35:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:10.659592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
title Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
spellingShingle Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
Fernandes, Viviana Peres Soares
Instructional Design
Plataforma Moodle
Elearning
Tutors
Tutoria virtual
eLearning
E-Tutor
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
title_full Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
title_fullStr Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
title_full_unstemmed Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
title_sort Projeto design instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online
author Fernandes, Viviana Peres Soares
author_facet Fernandes, Viviana Peres Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Pedro Barbosa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Viviana Peres Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Instructional Design
Plataforma Moodle
Elearning
Tutors
Tutoria virtual
eLearning
E-Tutor
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Instructional Design
Plataforma Moodle
Elearning
Tutors
Tutoria virtual
eLearning
E-Tutor
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O seguinte trabalho de projeto detém a sua origem na lacuna atual do mercado português no que respeita um curso inteiramente focado na componente técnica de cursos ministrados na plataforma Moodle. Deste modo, o mesmo apresenta como principais temáticas a Plataforma Moodle e a otimização da dinamização de cursos ministrados na mesma por parte de um e-tutor. Este projeto assenta no desenho e criação de um curso técnico-prático sobre a plataforma Moodle, direcionado para e-tutores que contemplem igualmente funções de instructional design, permitindo-lhe assim deter conhecimento relativo aos recursos e configurações disponíveis na plataforma. Os resultados, obtidos através da análise de dados recolhidos por meio da Ficha de Avaliação do Processo Formativo do curso permitem validar a pertinência e utilidade do curso criado, identificar pontos de melhoria no curso, bem como cruzar com as metas definidas para o projeto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
2020-09-18T00:00:00Z
2021-04-08
2023-09-18T00:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10620
TID:202707369
url http://hdl.handle.net/10400.2/10620
identifier_str_mv TID:202707369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Viviana Peres Soares - Projeto design instrucional em eLearning [Em linha]: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online. [S.l.]: [s.n.], 2020. 193 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135089230086144