Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Sónia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49590
Resumo: O presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.
id RCAP_6952d5e93fa2e59eb63aca978fa365d5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School PupilsContent and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexãoContent and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytellingO presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.The present study consisted of a critical reflection based on a set of observed lessons which was conducted in a Primary School setting with third grade students in their English as a Foreign Language classes. It investigated the effect of teaching Content and Language Integrated Learning (science) through storytelling in students’ motivation, creativity and ability to use English in the classroom which were facilitated by both the emergentist perspective in the development of literacy, pedagogical differentiation concerning the students’ levels of academic achievement and providing groupwork opportunities. The presented outcomes were achieved through planning, class observation, using feedback from mentors to improve future planning and self-reflection. Throughout the study participants became more proficient in using English to communicate and more motivated towards learning. In addition, lower ability students were found to be more prone to engage in challenging situations and therefore more creative. Also, SEN students had more chances to find a place within their peers which helped improving their self-regulation.Marciso, SarahRepositório ComumVaz, Sónia2024-02-04T19:24:31Z2023-11-232023-10-302023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49590TID:203511174enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:05.164587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
title Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
spellingShingle Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
Vaz, Sónia
Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexão
Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytelling
title_short Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
title_full Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
title_fullStr Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
title_full_unstemmed Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
title_sort Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
author Vaz, Sónia
author_facet Vaz, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marciso, Sarah
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexão
Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytelling
topic Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexão
Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytelling
description O presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
2023-10-30
2023-11-23T00:00:00Z
2024-02-04T19:24:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49590
TID:203511174
url http://hdl.handle.net/10400.26/49590
identifier_str_mv TID:203511174
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422035910656