Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49590 |
Resumo: | O presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação. |
id |
RCAP_6952d5e93fa2e59eb63aca978fa365d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School PupilsContent and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexãoContent and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytellingO presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação.The present study consisted of a critical reflection based on a set of observed lessons which was conducted in a Primary School setting with third grade students in their English as a Foreign Language classes. It investigated the effect of teaching Content and Language Integrated Learning (science) through storytelling in students’ motivation, creativity and ability to use English in the classroom which were facilitated by both the emergentist perspective in the development of literacy, pedagogical differentiation concerning the students’ levels of academic achievement and providing groupwork opportunities. The presented outcomes were achieved through planning, class observation, using feedback from mentors to improve future planning and self-reflection. Throughout the study participants became more proficient in using English to communicate and more motivated towards learning. In addition, lower ability students were found to be more prone to engage in challenging situations and therefore more creative. Also, SEN students had more chances to find a place within their peers which helped improving their self-regulation.Marciso, SarahRepositório ComumVaz, Sónia2024-02-04T19:24:31Z2023-11-232023-10-302023-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49590TID:203511174enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T13:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:05.164587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
title |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
spellingShingle |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils Vaz, Sónia Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexão Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytelling |
title_short |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
title_full |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
title_fullStr |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
title_full_unstemmed |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
title_sort |
Clil Through Storytelling: A reflective study with Primary School Pupils |
author |
Vaz, Sónia |
author_facet |
Vaz, Sónia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marciso, Sarah Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Sónia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexão Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytelling |
topic |
Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, Ensino das ciências, narração de histórias, reflexão Content and Language Integrated Learning, English as a Foreign Language, reflection, science teaching, storytelling |
description |
O presente estudo, assente numa reflexão crítica, num contexto de prática supervisionada, foi conduzido num ambiente do primeiro ciclo, com alunos do terceiro ano nas suas aulas de inglês enquanto língua estrangeira. O ponto de partida para a investigação foi o efeito na motivação, criatividade e capacidade de utilizar a língua estrangeira na sala de aula, mediante a utilização da metodologia Content and Language Integrated Learning, aplicada ao ensino das ciências, através da narração de histórias. Esta, foi facilitada pela perspetiva emergentista no desenvolvimento da literacia, pelo uso de diferenciação pedagógica de acordo com os níveis académicos dos participantes e pela criação de oportunidades de trabalho de grupo. Os resultados apresentados foram alcançados através de planeamento, observação de aulas e recolha de feedback dos mentores com o objetivo de melhorar o planeamento futuro e de contribuir para a autorreflexão. No decurso do estudo os participantes tornaram-se mais proficientes no uso da língua estrangeira para comunicarem e mais motivados para as aprendizagens. Adicionalmente, os alunos com menor performance académica demonstraram maior abertura a situações desafiantes e, logo, mais criatividade. Participantes com necessidades educativas especiais vivenciaram mais oportunidades de pertença no grupo, o que contribuiu para a sua autorregulação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23 2023-10-30 2023-11-23T00:00:00Z 2024-02-04T19:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49590 TID:203511174 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49590 |
identifier_str_mv |
TID:203511174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137422035910656 |