Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigo, Rosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, J. António, Trindade, Sara Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13391
Resumo: Este artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.
id RCAP_695ab557674ab7eca937cdf25a51abdf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexõesDigital itineraries as a promotion of engagement in higher education: a pedagogy permeed by connectionsEngagement acadêmicoTecnologias digitaisFormaçãoEducação superiorEnsino de graduaçãoAcademic engagementDigital technologiesFormationCollege educationUndergraduate teachingEste artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.This article summarizes data from the Doctoral thesis in Education, carried out in a private institution, located in the south of Brazil, and defended in January 2020. The problematization established for the investigation aimed to analyze: What factors most contribute to promote the engagement of students first year of graduation? For data analysis, a combined methodology was chosen, supported by data triangulation as a rationale for multiple sources of evidence. This methodology enabled the production of a more complete and reliable analysis for the consequent elaboration of a proposal for an integrated theory of academic engagement for the Brazilian context, as a thesis proposal. The online questionnaire was the instrument chosen for data collection, applied to seventy-eight first-year undergraduate students from six Higher Education Institutions, located in three Brazilian states. The factors pointed out by the respondents highlighted in order of preference: 1) Interpersonal Relations; 2) Academic training (teacher's posture / attitudes); 3) Digital Technologies; 4) Institution's infrastructure; 5) Personal training / interest and dedication of the student; 6) Academic Support; 7) Contents worked / offered; 8) Leisure / entertainment areas; 9) Feeling of belonging to a universityRepositório AbertoRigo, RosaMoreira, J. AntónioTrindade, Sara Dias2023-02-13T14:50:40Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13391porRIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & Dias-Trindade, Sara (2022). Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões. Revista Prâksis. 9(1), jan-abr. 111-1362448-1939https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:26.773520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
Digital itineraries as a promotion of engagement in higher education: a pedagogy permeed by connections
title Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
spellingShingle Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
Rigo, Rosa
Engagement acadêmico
Tecnologias digitais
Formação
Educação superior
Ensino de graduação
Academic engagement
Digital technologies
Formation
College education
Undergraduate teaching
title_short Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
title_full Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
title_fullStr Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
title_full_unstemmed Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
title_sort Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões
author Rigo, Rosa
author_facet Rigo, Rosa
Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
author_role author
author2 Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigo, Rosa
Moreira, J. António
Trindade, Sara Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Engagement acadêmico
Tecnologias digitais
Formação
Educação superior
Ensino de graduação
Academic engagement
Digital technologies
Formation
College education
Undergraduate teaching
topic Engagement acadêmico
Tecnologias digitais
Formação
Educação superior
Ensino de graduação
Academic engagement
Digital technologies
Formation
College education
Undergraduate teaching
description Este artigo sintetiza dados oriundos de tese defendida em janeiro de 2020 para a obtenção de Doutorado em Educação, realizado em Instituição privada, localizada no Sul do Brasil. A problematização estabelecida para a investigação visou a analisar: Quais fatores mais contribuem para promover o engagement de estudantes do primeiro ano da graduação? Para análise dos dados optou-se por uma metodologia combinada, amparada pela triangulação de dados como fundamento lógico para fontes múltiplas de evidências. Esta metodologia propiciou a produção de uma análise mais completa e confiável para consequente elaboração de uma proposta de teoria integrada de engagement acadêmico para o contexto brasileiro, como proposição de tese. O questionário on-line foi o instrumento escolhido para a coleta de dados, aplicado a setenta e oito alunos do primeiro ano da graduação de seis Instituições de Ensino Superior, localizadas em três Estados brasileiros. Os fatores apontados pelos respondentes destacaram em ordem de preferência: 1) Relações Interpessoais; 2) Formação Acadêmica (postura/atitudes do professor); 3) Tecnologias Digitais; 4) Infraestrutura da Instituição; 5) Formação pessoal/interesse e dedicação do próprio aluno; 6) Suporte Acadêmico; 7) Conteúdos trabalhados/ ofertados; 8) Áreas de Lazer/entretenimento; 9) Sentimento de pertença universitária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-13T14:50:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13391
url http://hdl.handle.net/10400.2/13391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RIGO, Rosa, MOREIRA, J. António, & Dias-Trindade, Sara (2022). Itinerários digitais como fomento ao engagement na educação superior: uma pedagogia permeada por conexões. Revista Prâksis. 9(1), jan-abr. 111-136
2448-1939
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2434.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135117908639744