Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/418 |
Resumo: | Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docentes e bibliotecários. Apresentamos o estudo de caso realizado no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa analisado segundo uma perspetiva descritivo co-relacional que inclui a descrição dos fenómenos (variáveis) e as suas possíveis relações. Utilizamos metodologias qualitativas e quantitativas, a saber, o Grupo de Discussão (Focus Group) e o inquérito por questionário. Alcançamos um grau de ajuste idóneo entre o Modelo e os dados (CMIN/DF=4.067) e o Modelo explica em 58% a variável dependente, isto é, a disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O nosso Modelo final permite confirmar as relações estabelecidas no Modelo inicial e descobrir um conjunto de relações novas que contribuem para conhecer, com maior profundidade, as dinâmicas estabelecidas entre os vários processos socioculturais (entendidos como variáveis do Modelo) envolvidos nas relações bibliotecários/docentes, assim como identificar os determinantes na disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O Modelo permite-nos concluir que 14% da disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários resulta das características intrínsecas dos docentes (sexo, idade, departamento, grau académico, categoria profissional, antiguidade). |
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Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de casoSociedade do ConhecimentoEnsino SuperiorBiblioteca UniversitáriaRelação Bibliotecário-DocenteColaboração.Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docentes e bibliotecários. Apresentamos o estudo de caso realizado no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa analisado segundo uma perspetiva descritivo co-relacional que inclui a descrição dos fenómenos (variáveis) e as suas possíveis relações. Utilizamos metodologias qualitativas e quantitativas, a saber, o Grupo de Discussão (Focus Group) e o inquérito por questionário. Alcançamos um grau de ajuste idóneo entre o Modelo e os dados (CMIN/DF=4.067) e o Modelo explica em 58% a variável dependente, isto é, a disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O nosso Modelo final permite confirmar as relações estabelecidas no Modelo inicial e descobrir um conjunto de relações novas que contribuem para conhecer, com maior profundidade, as dinâmicas estabelecidas entre os vários processos socioculturais (entendidos como variáveis do Modelo) envolvidos nas relações bibliotecários/docentes, assim como identificar os determinantes na disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O Modelo permite-nos concluir que 14% da disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários resulta das características intrínsecas dos docentes (sexo, idade, departamento, grau académico, categoria profissional, antiguidade).Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2012-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/418Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 11 (2012): Integração, Acesso e Valor Socialreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/418https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/418/pdfAmante, Maria JoãoPlacer, Ana Isabel ExtremeñoCosta, António Firmino dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:39Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:48.465113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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