International perception of Portugal as a tourism destination

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vânia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Faustino, Paulo, Rebelo, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8797
Resumo: O mercado turístico atual encontra-se em constante evolução, pelo que existe uma forte necessidade de os destinos turísticos tirarem partido das suas vantagens competitivas. Este artigo procura identificar a perceção internacional do destino Portugal e dar a conhecer quais os aspetos mais valorizados do nosso país. Neste sentido, a metodologia utilizada foi o questionário aplicado aos turistas estrangeiros que visitaram Portugal e a pesquisa e análise das notícias e artigos publicados no período de 2013 a 2018 em oito quality papers online dos quatro mercados emissores de turismo em Portugal. Os resultados deste estudo destacam que de um modo geral os turistas consideram Portugal acolhedor e que beneficia maioritariamente das paisagens, do clima, da gastronomia e vinhos, do património histórico, das experiências, assim como das cidades e vilas, dos costumes e tradições e do estilo de vida português. Os estrangeiros auscultados estão por isso dispostos a recomendá-lo como destino turístico. As notícias e artigos positivos referentes a Portugal como destino turístico, publicados nos quality papers internacionais, reforçaram os aspetos e características do país valorizadas pelos turistas estrangeiros no processo de auscultação pública. Torna-se fundamental que o destino Portugal conheça qual a perceção que os estrangeiros formulam sobre o país. Ainda que o facto de atualmente vivenciarmos um momento favorável no turismo, o mesmo não dispensa uma monitorização atenta da opinião destes públicos.
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spelling International perception of Portugal as a tourism destinationPerceção internacional de Portugal como destino turísticoO mercado turístico atual encontra-se em constante evolução, pelo que existe uma forte necessidade de os destinos turísticos tirarem partido das suas vantagens competitivas. Este artigo procura identificar a perceção internacional do destino Portugal e dar a conhecer quais os aspetos mais valorizados do nosso país. Neste sentido, a metodologia utilizada foi o questionário aplicado aos turistas estrangeiros que visitaram Portugal e a pesquisa e análise das notícias e artigos publicados no período de 2013 a 2018 em oito quality papers online dos quatro mercados emissores de turismo em Portugal. Os resultados deste estudo destacam que de um modo geral os turistas consideram Portugal acolhedor e que beneficia maioritariamente das paisagens, do clima, da gastronomia e vinhos, do património histórico, das experiências, assim como das cidades e vilas, dos costumes e tradições e do estilo de vida português. Os estrangeiros auscultados estão por isso dispostos a recomendá-lo como destino turístico. As notícias e artigos positivos referentes a Portugal como destino turístico, publicados nos quality papers internacionais, reforçaram os aspetos e características do país valorizadas pelos turistas estrangeiros no processo de auscultação pública. Torna-se fundamental que o destino Portugal conheça qual a perceção que os estrangeiros formulam sobre o país. Ainda que o facto de atualmente vivenciarmos um momento favorável no turismo, o mesmo não dispensa uma monitorização atenta da opinião destes públicos.Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2021-09-20T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8797oai:proa.ua.pt:article/8797Journal of Tourism & Development; Vol 36 No 2 (2021); 575-591Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 36 n.º 2 (2021); 575-5912182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8797https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.8797https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/8797/18867Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, VâniaFaustino, PauloRebelo, Cristina2022-09-26T10:56:36Zoai:proa.ua.pt:article/8797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:23.919724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Perceção internacional de Portugal como destino turístico
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