Viabilidade económico-financeira de criação de negócio de mobilidade urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20685 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
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Viabilidade económico-financeira de criação de negócio de mobilidade urbanaVALTIRViabilidade Económico-FinanceiraMobilidade urbanaNPVIRREconomic-Financial ViabilityUrban mobilityMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisA inexistência de um serviço sharing de trotinetes elétricas no concelho do Barreiro foi a situação que originou a ideia de negócio em desenvolvimento. Desta forma, o projeto em questão visa avaliar a viabilidade económica-financeira da criação de um negócio de mobilidade urbana no concelho do Barreiro, onde se pretende implementar inicialmente 30 trotinetes elétricas. Este projeto tem como missão conceder uma opção de mobilidade para aqueles que desejam deslocar-se de uma forma rápida, flexível e a um custo reduzido. Para além disso, pretende-se que os munícipes disponham de um meio de transporte que esteja disponível em lugares referenciados a qualquer momento do dia. O negócio em análise caracteriza-se pelo elevado número de potenciais clientes. Com base nos Censos 2011, o concelho do Barreiro tinha à data 78.764 habitantes, dos quais 50.532 tinham idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos (INE, 2012). O mercado potencial deste empreendimento é caracterizado essencialmente pelos jovens e pessoas de meia-idade que na sua rotina já recorrem a transportes públicos ou fazem vários percursos a pé. Para a execução desta ideia de negócio será necessário realizar um investimento inicial de 23.414,56€ em ativos fixos tangíveis e de 24.600,00€ em ativo intangível, mais concretamente no software as a service (SaaS). Os resultados evidenciaram que este negócio é atrativo numa perspetiva de longo prazo, podendo ainda ser financiado através de programas como o Portugal 2030, os quais poderão financiar uma parte substancial deste empreendimento a fundos perdidos, diminuindo desta forma o risco para o investidor.The lack of an electric scooter sharing service in the municipality of Barreiro was the situation that triggered the business idea under analysis. Thus, the project in question aims to assess the economic and financial viability of creating an urban mobility business in the municipality of Barreiro, where it is intended to initially implement 30 electric scooters. This project's mission is to provide a mobility option for those who want to move quickly, flexibly and at a reduced cost. In addition, it is intended that citizens have a means of transport that is available in strategic places at any time of the day. The project under analysis is characterized by the high number of potential customers. Based on the 2011 Census the municipality of Barreiro had 78.764 inhabitants at that time, of which 50.532 were aged between 15 and 64 years old (INE, 2012). The potential market for this business is essentially characterized by young and middle-aged people who already use public transport or make several routes on foot in their routine. To implement this project will be required an initial investment of 23.414,56€ in tangible fixed assets and 24.600,00€ in intangible assets, more specifically in the software as a service (SaaS). The results proved that this business is attractive in a long-term perspective. Furthermore, it can also be financed through programs such as Portugal 2030, which may finance a substantial part of this business with outright grants, reducing the risk for the investor.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, TiagoRepositório da Universidade de LisboaPires, Samuel Monteiro2021-06-29T00:30:20Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20685porPires, Samuel Monteiro (2020). "Viabilidade económico-financeira de criação de negócio de mobilidade urbana". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:22.216523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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