A missão do Jardim Botânico de Lisboa explicada aos visitantes: proposta de comunicação digital através do vídeo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pedro Miguel Ventura Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61601
Resumo: Num mundo cada vez mais globalizado, o turismo também tem vindo a aumentar. Assim, é importante entender como o turismo se relaciona com o património, bem como deve ser usada a comunicação da ciência no âmbito turístico. Este relatório visou investigar como pode ser usada a comunicação científica em formato de vídeo para explicar a missão de um jardim botânico ao público, neste caso, o Jardim Botânico de Lisboa (JBL). Para isso, o trabalho dividiu-se em 2 fases. Na primeira fase, de revisão de literatura, abordei conceitos essenciais para o enquadramento teórico, como a história e origem dos jardins botânicos, o turismo de jardins e o uso de vídeo em comunicação. Numa segunda fase, durante o estágio na instituição de acolhimento, realizaram-se entrevistas, observação passiva e produção de vídeos. Foram produzidos vídeos curtos que apresentavam a missão, a biodiversidade e as atividades realizadas no JBL. O formato de vídeo como forma de comunicar ciência foi escolhido por ser revisto na literatura como uma forma de comunicar mais apelativa e que capta mais a atenção, na era digital em que nos encontramos. O objetivo foi dar a mostrar a missão e trabalho diário do JBL, assim como o papel de conservação e educação, contrariando ideias e críticas dos visitantes sobre a falta de manutenção, que foram abordadas durante o tempo em que estive no JBL e também em entrevistas. À data deste relatório, os vídeos estão previstos ser disponibilizados no canal de Youtube do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Com base nos resultados, recomenda-se que o JBL continue a usar vídeos para explicar a sua missão ao público e como forma de reduzir “distâncias” com o público. Além disso, sugere-se que o JBL invista em equipamentos e formações para garantir a produção de vídeos de maior qualidade.
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